30.8.05

Portugal espera

Existem coisas estúpidas neste país que nunca percebi, nem alguma vez vou perceber.

Em Portugal é normal esperar pelo médico, por uma consulta, nas finanças, na câmara para ser atendido, por um vereador que chegue. Também é normal esperar pelo senhor arquitecto, engenheiro, pelo mestre que vai a casa arranjar uma torneira, pelo amigo, pela amiga, etc.,etc.

Os portugueses esperam que o relógio marque a hora certa para saírem do trabalho. Esperam em casa pelas mulheres para lhes fazerem o jantar. Antes já esperaram por elas na igreja.

Em Portugal pura e simplesmente espera-se. Há anos que os portugueses não fazem outra coisa. Esperam por dias melhores, pela recuperação económica, pela modernização do país, por políticos competentes. Até há quem espere pelo euro milhões

Enquanto isso, outros portugueses esperam um emprego, uma cunha para arranjar trabalho, um tacho. Piores são os que esperam pelo fim do mês para poderem fazer compras, ou então, os que esperam cuidados médicos e não os têm. Sim! também acontece. Esperam à porta dos hospitais por um médico. Por alguém que lhes valha quando mais precisam. Só que infelizmente esperam horas, quando não são meses e até anos, por uma consulta ou operação.

Em Portugal espera-se. Espera-se pelos produtos chineses, pelos incêndios, pela chuva, pela seca, tal como já se esperou pela entrada de mais 10 países na União Europeia.

Portugal está sentado à espera. Alguns até devem estar na posição horizontal à espera, como se esperar, fosse uma fatalidade existencial portuguesa.

Só mesmo em Portugal. Nem pela morte espero, apesar de hoje saber, que a morte me espera.

Angelino Mata Câmara

PS: Portugal é um país, à espera do fim.

8 comentários:

Anónimo disse...

Agora que o sr. Luís Calisto foi formalmente anunciado como novo director do DN-Madeira, os senhores jornalistas da RTP podem começar a desancar no jornaleco. Como diz o povo, vão falar para os pretos para os brancos entenderem.
Luís Delgado

Angel disse...

Tenho a impressão que será sempre o contrário.Ou eu me engano ou alguma coisa está a mudar nesta terra.

Anónimo disse...

Making tennis interesting
With the US Open underway on USA and CBS, John McEnroe says tennis needs better public relations.
Get Your Free Email

Anónimo disse...

PA appoints new deputy head of multimedia
Robert Freeman has been appointed deputy head of multimedia by the Press Association .
See our business marketing website for more information about business marketing.

Come and check it out if you get time :-)

Anónimo disse...

"Desancar no Jornaleco"!!! Não sei se sabes porque no PSD é quase tudo eterno mas na vida e nos cargos de chefia nada dura para sempre. Os directores chegam e vão, sempre foi e sempre será assim.
Não foi preciso o Sr.Calisto sair da RTP e ir para o DN para muita gente "desancar" nele, na RTP e nos profissionais desta casa que todos os dias, dão o melhor com aquilo que têm. E garanto-te que o que têm é muito pouco. Pouca gente a trabalhar, poucos meios técnicos, pouca liberdade política, pouca pachorra para aturar os que falam sem saberem o que dizem.
A mim parece-me que é tempo de acabar com a moda de "desancar" nos colegas de profissão.
Que o Sr. Calisto, como lhe chamas, faça um bom trabalho o DN e que o seu substituto, na RTP não nos deixe ficar mal.

Anónimo disse...

Afinal até estamos de acordo. Tal como você também nutro muita estima e respeito pelo trabalho do sr. Luís Calisto, até mesmo antes dele entrar no jornalismo, especialmente daquilo que fez enquanto foi militar. Um dia há-de ser reconhecido por isso.
Luís Delgado

Angel disse...

Pelos vistos a RTP-Madeira continua a ser tema de interesse de muita gente.
Pelo menos dos senhores. Não sabia que sabiam tanta coisa sobre a RTP e companhia limitada. É pena que um dos senhores não se identifique. Fala praticamente em nome da casa e, no entanto, desconheço-o.

Anónimo disse...

Mau. Agora já não se pode defender a RTP quando não se trabalha na empresa?
Luís Delgado