20.10.05

A Dama de Ferro

Gosto muito de ouvir falar os nossos políticos.
De vez enquanto, fazem uns discursos muito interessantes.
A Secretária dos Assuntos Sociais anunciou avaliações para os centros de saúde. foto roubada

Confesso que gostei da atitude da mulher. Não sei se alguém já lhe chamou, Dama de Ferro? Se ninguém ainda se atreveu, digo-vos que estão a cometer uma grande injustiça. Reparem no pormenor. Deu posse aos senhores Doutores dos Centros de Saúde….e na mesma cerimónia exigiu-lhe, dedicação, trabalho, responsabilidade, inovação e profissionalismo. A eles e aos restantes subordinados. Disse mais! Se bate à porta dos Centros de Saúde pessoas cujo problema não é única e exclusivamente do foro médico, não lhes devem virar as costas. Têm o dever de encaminhá-los para as instituições certas.


A Estudante é de facto uma mulher com – (que me perdoem as senhoras) tomates.
Quer que os centros de Saúde façam avaliações internas dos serviços. Além disso, garantiu a execução de exames, externos, para aferir a qualidade das respectivas unidades de saúde.

É de louvar numa terra como esta, a coragem desta mulher.

No entanto, existe um, pequeno, pormenor. Uma daquelas coisas sem importância, no meio desta boa vontade “britânica” que me intriga.

Foram nomeados 13 directores de centros de saúde. Destes, apenas dois, estão a ler bem, dois, é que mudam de local de trabalho. Agora a pergunta é a seguinte: como pode a Senhora Secretária exigir mudanças, quando o que está a pedir é aos mesmos que já lá estavam? Os tais que vão manter à frente dos respectivos serviços, o senhor B, Y e Z. Os três crónicos, que não vão para o trabalho. Saem da casa para o emprego.

Se não acredita Senhora Secretária, eu dou-lhe um exemplo, que se passou comigo. Um dia destes dirigir-me ao Centro de Saúde para levantar o Cartão electrónico de utente, com uma carta do Serviço Regional, na mão. A funcionária que me atendeu recusou fazer a entrega. Disse que era necessário apresentar um talão. Um papel com mais de um ano, que me foi entregue na altura em que fiz o pedido. Ainda lhe perguntei se era mesmo necessário? Se a carta não era suficiente. Para não me chatear vim embora.

Se é a contar com esta gente que reconduziu que espera fazer a revolução, é melhor repensar o discurso e rever os objectivos.

Já estou curioso para ver o ranking dos centros de saúde da região.


Angelino Mata Câmara

3 comentários:

Bruno Gouveia Gonçalves disse...

Se Conceição Estudante não fizesse nada, era acusada de estar a ser conivente com a má gestão dos Centros de Saúde. Se tenta iniciar uma mudança, é atacada porque quer incidir essas medidas em directores que ocupam o cargo à algum tempo.

Não quero dizer que os directores são pessoas exímias e honestas, visto que apenas conheço (bem) um centro de saúde(o da minha localidade). Agora, tenho que elogiar estas medidas na medida em que pode estimular o dinamismo do centro de saúde, e favorecer os seus utentes.

A questão que se deveria colocar, é sobre os critérios e o modo de classificação dos CS, a partir dos quais se irá construir o ranking.

Anónimo disse...

Vermelhinho!? Que escrita mais abixanada!!!

Anónimo disse...

A Estudante é um bluff. É inconsequente e só anuncia medidas desconexas com graves consequências para as finanças publicas. O tão apregoado e badalado serviço regional de saúde está cada vez mais doente na Madeira. A culpa é da Estudante e da sua equipa de administradores muito bem pagos mas pouco eficientes. Veja-se o caso do estacionamento que os funcionários têm de pagar a preços mais caros do que noutros parques. Que fizeram? Nada, para além de entregarem a exploração a uma construtor ligado a figuras do PSD regional. Ao lado, os funcionários da escola não pagam nada .