18.10.05

Finalmente!

Peseiro já foi. Paulo Andrade também. Só falta sair Dias da Cunha para que o Sporting finalmente dê o salto. O clube precisa de bons gestores (coisa que os referidos senhores não foram, basta analisar as contas da SAD ao longo dos últimos anos) mas necessita também de alguém que perceba de futebol (e de futebol, Dias da Cunha e Andrade nunca perceberam). Espero que as eleições do próximo ano sejam clarificadoras.

Já agora, só para ver se esta época ainda se salvava alguma coisa, a ideia de contratar Camacho não é má. Ou ele, ou Paul Le Guen, um dos melhores treinadores franceses. Temo, no entanto, que nos apresentem uma "solução da casa" do género Manuel Fernandes ou outro do mesmo tipo.

Venha quem vier terá uma missão dificil: reconstruír uma equipa onde abunda o talento (Moutinho, Custódio, Liedson, Douala, Pinilla, Varela, Nani) mas à qual faltam referências. A dispensa absurda de Pedro Barbosa destituíu o balneário de um verdadeiro líder (Beto, está mais do que visto, não tem e nunca terá essa dimensão. Só um treinador perfeitamente descontrolado permitiu que mantivesse o estatuto de capitão após a bárbara agressão a um colega de equipa).

Vamos esperar que venham Dias melhores.

Curiosamente, nem o FC Porto nem o Benfica podem respirar tranquilos: os primeiros parecem percorrer o mesmo trilho que percorreram a época passada; os segundos vêem recuperando de um começo desastrado. Mas conhecendo a tradição recente, um precalço singular pode deitar tudo abaixo.