27.10.05

Para reflectir

Ainda a propósito do famoso ranking das escolas, preocupa-me como cidadão, alguns aspectos do nosso sistema de ensino:

- Numa das escolas que frequentei, o conselho directivo é 15 anos depois, ocupado pelas mesmas pessoas.

- A maioria dos professores do continente que vêm para a Madeira dar aulas, só o faz, porque não consegue colocação no resto do país. São os estudantes que têm as notas mais baixas quando saem das universidades. Caso contrário, davam aulas na santa terrinha..

- Curiosamente são os mesmos docentes que, após três anos de trabalho na Madeira, conseguem a desejada vinculação ao Ministério. Era pelo menos o que acontecia até há bem pouco tempo. Não sei se ainda assim é?

Mal obtêm o vínculo, agradecem e vão embora.

Quero com isto dizer, em primeiro lugar, que estamos perante um corpo docente instável. É mau para as escolas, péssimo para os alunos. Não podem desenvolver programas a médio e longo prazo. Em segundo lugar, existe uma nítida falta de rotatividade dos conselhos directivos das escolas. Se alguns são bons, outros existem que perdem o folgo com os anos.

É necessário injectar sangue novo nas direcções das nossas escolas, para criar novas dinâmicas. Basta estar atento ao que se passa no resto da sociedade. No entanto, alguns conselhos directivos julgam que a direcção das escolas é uma herança que lhes foi entregue. É necessário e urgente, colocar um ponto final nestas situações. São propícias a amizades, indesejáveis, para uma vida saudável, nos estabelecimentos de ensino.

De certeza que não é a solução, que vai acabar com as más notas, mas alguma coisa, terá que mudar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Foda-se que este gajo é teimoso e não ouve o que se lhe diz.
Ainda segunda-feira estivemos a falar deste assunto - ele, o "Gonzo" e eu - e mostrei-lhe por A+B que isso de estarem cá na Madeira os continentais com piores nota é tanga.
Pra já, desde há uns dois anos que são poucos ou quase nenhuns os que cá vêm parar - não se esqueçam que a Madeira criou um quadro de zona regional para dar estabilidade ao corpo docente.
Depois há entre 20.000 a 30.000 professores por colocar anualmente no todo nacional e muitos com boas médias, o problema é que quem está já colocado tem se não me engano (0,5 ou é 1,0) a juntar à sua média anualmente.
Depois mesmo que nem todos queiram vir para a Madeira, a verdade é que para entrar no sistema e conseguir ao fim de alguns anos de serviço ficar em quadro de zona e passar de contratado a efectivo para mais tarde então conseguir a transferência para o continente obriga sempre a uma boa média, caso contrário nunca entra no sistema...
Será assim tão difícil de perceber isto?!
EB
NB: Mas o post tem virtudes, uma é a questão dos conselhos directivos e da inconstitucionalidade deles e de lá estarem apenas a fazer o favor ao PSD...