26.10.05

Procurações Irrevogáveis

Sempre me fez confusão certas fortunas.

Gente remediada, que num dia para o outro enriqueceu. Empresários mais ou menos bem sucedidos, que deram passos maiores do que as pernas. Enfim, confesso que tenho assistido nos últimos anos, a uma série de fenómenos económicos inexplicáveis.

Até já comprei alguns manuais de alguns gurus da economia como, Joseph Stiglitz, Adam Smith ou John Keynes. (Este último é o ideólogo do modelo económico seguido por Alberto João Jardim).

Inclusive, cheguei a pensar que o problema era meu, que nunca fiz nada na vida, para ganhar dinheiro fácil.

Vivi assim até uns largos dias atrás. Altura em que alguém me perguntou se já tinha ouvido falar em, Procurações Irrevogáveis?

Empresários que para sobreviveram nesta micro economia, foram obrigados a passar procurações irrevogáveis a pessoas influentes, das respectivas empresas. Alguns desses documentos dão plenos poderes aos procuradores. Quem os passou são os chamados “testas de ferro”. São os homens que dão a cara. Os outros são os denominados “patrões sombra”. Não podem aparecer porque é eticamente e moralmente condenável, devido aos cargos públicos, que ocupam.

Apesar deste raciocínio parecer-me lógico, não acredito de ânimo leve, em tudo o que me sopram aos ouvidos. Daí que solicite, a vossa preciosa ajuda. Quem são os “patrões sombra” das nossas empresas?

5 comentários:

Anónimo disse...

O Jaime Ramos e o Silvio Santos não são de certeza, porque esses fazem tudo bem ás claras.

Anónimo disse...

Oh Angelino Câmara, estás a ser intelectualmente desonesto. Então não sabes que isto é terra de gente respeitada?! Essa tua mania de levantar questões meramente teóricas já me está a chatear. Bem, bem, vamos ver se nos entendemos.

Anónimo disse...

AHhhhhhhhhh filho, queres que eu te fala um desenho?

Anónimo disse...

Porra Angelino, se nao ves como podes ser jornalista?

Anónimo disse...

andas a leste de tudo pelos vistos, angelino..mas já agora pergunta ao teu director.. como é que se faz.. assessor da rdp-rtp, programas na rtp pagos á parte 750 euros cada, faz as contas se souberes..e jogadas por detrás..etc.. com as auroras a ajudar..