24.5.06

O pateta alegre

O nosso Primeiro-Ministro não pára de nos surpreender. Ou melhor, surpreende pelo facto de afirmar sempre as mesmas coisas. É mais um daqueles casos em que se plagia a si próprio (áh, se o George estivesse atento!). Não sei se lhe terão dado uma cartilha com palavras-chave que inspirem confiança, mas a verdade é que o homem utiliza as palavras esperança, optimismo, rigor, ultrapassar, crença, afirmação, sempre que lhe é solicitado um esclarecimento ou uma opinião, sobre o que quer que seja. E é vê-lo afirmar alegremente que acredita, com confiança e esperança, que Portugal vai ultrapassar esta fase, que vai afirmar-se com optimismo e rigor, seja lá em que circunstância for.

Não sei se o homem é um optimista racional por natureza, ou se se trata apenas de um pateta alegre (apesar de me sentir mais inclinado para a segunda hipótese), mas a verdade é que sempre que ele fala, fico desesperado, porque consegue emprestar uma enorme futilidade a conceitos que, se bem interiorizados, seriam fundamentais ao desenvolvimento do país.

Ontem, depois da copiosa derrota da Selecção Portuguesa de sub-21 fiquei estupefacto com as declarações do Eng. Sócrates, que manifestou o seu optimismo e confiança no sucesso de Portugal. Não esperava vê-lo versado em futebol, nem mesmo que fizesse uma análise rigorosa. Só não estava à espera que repetisse as mesmas balelas de sempre. Puro engano ! As afirmações que fez, poderiam muito bem serem empregues em relação à economia ou ao desenvolvimento ou à educação ou a qualquer outra área governativa. Muda o tema, mas mantêm-se as patacoadas. E assim vai desgastando um capital enorme de confiança e esperança. E assim vai desiludindo cada vez mais os portugueses. E assim começa a fazer-nos crer que ainda não é desta que vamos lá. Nem no futebol, nem em mais nada!

2 comentários:

Anónimo disse...

Se calhar era melhor que ele fizesse o discurso da tanga, não?

Anónimo disse...

Não estará o engenheiro a tentar matar o discurso da tanga e meter na cabecinha dos portugueses conceitos positivos e optimistas?? Não sou apoiante nem socialista mas, de facto, o efeito repetição pode fazer entrar esses conceitos na cabecinha de cada um. Quem sabe isso não ajude a mudar a atitude do país e esbater o fado? :)