6.6.06

Eleições

Já que a questão de momento é o ensino vamos a ela.

Como considero que o que disse a Ministra da Educação (e bem, na minha opinião) é um assunto já suficientemente abordado pelo Sancho, pelo Gonçalo e na www.esquina-do-mundo.blogspot.com. Quero, por isso, introduzir uma outra matéria.

Neste momento estou curioso. Quero ver como vão ser realizadas as eleições para os conselhos executivos das escolas, na Madeira. Depois, quero saber quem vão ser os (re)eleitos.

A ideia do Grupo Parlamentar do PSD é realizar o acto eleitoral até 15 de Julho. Ou seja, em menos de um mês e meio arrumar a eleição dos conselhos directivos das escolas madeirenses. Com a agravante de a data (pré)agendada coincidir com a realização de testes de avaliação. Estão os alunos ocupados e os professores atarefados.

No entanto, até compreendo a pressa. Suponho que quererem mudar, ainda que contrariados, uma lei inconstitucional. A apreciação não é minha. Faz parte do acórdão proferido pelo Tribunal Constitucional. Além disso, e segundo os juízes, o anterior modelo de gestão das escolas, em vigor na Madeira, feria a lei de bases do sistema educativo.

A minha outra curiosidade é quem vão ser os eleitos. Será que Jorge Moreira substitui, Moreira. Será que a actual Directora da Escola Francisco Franco (que até é socialista, ou tem ligações próximas ao PS) é a senhora que se segue. E na Levada, na Horácio Bento, quem serão os eleitos?
Sou por natureza desconfiado. Aposto que através de eleições, nomeações, ou outro sistema que inventem, as caras vão ser, na larga maioria, as mesmas.

Agora pergunto. Face aos resultados dos últimos exames nacionais em que, a Madeira foi a terceira pior região do país a contar do fim, (Portalegre, Bragança, Madeira, …) esta não era a altura certa para também mexer em alguns senhores e senhoras professoras que, estão há anos instalados nas nossas escolas?

Ou acham que os maus resultados é uma matéria da exclusiva responsabilidade dos alunos, ou dos pais, como alguns querem fazer passar? Porque é que os docentes, também não assumem o insucesso dos seus educandos?

Acima de tudo acho que é necessário mudar, agitar algumas consciências adormecidas nas nossas escolas. As mudanças, ao contrário do que muitos pensam, devem começar por cima. De pouco serve substituir um soldado, quando o maior problema é o comandante.

É como no futebol. A equipa não ganha, substitui-se o treinador. Na maioria dos casos os resultados até aparecem.

1 comentário:

ocontradito disse...

Falta lembrar que na Madeira os alunos têm menos 3 semanas de aulas (inicio atrasado, semana de desporto, da música, tolerâncias de ponto, etc). No final dos 12 anos, é um ano inteirinho... É como jogar 10 contra 11 num jogo de futebol... Os resultados ressentem-se.