19.7.06

Confundir o cú com as calças

O Sr. presidente da Assembleia quer dignificar, diz ele, o parlamento. Como tal, começou pelo calçado e pela indumentária dos jornalistas. É uma questão de prioridades. Eu, porém, acho que deveria ter começado pelo funcionamento da casa e, porque não, pelos senhores deputados.

Em primeiro lugar, deveria começar a aplicar o regimento. Impor a lei é um bom começo para qualquer coisa.

Depois, poderia preocupar-se em manter a ordem na casa, evitando, tentando evitar ou penalizando os senhores parlamentares que tivessem comportamentos grosseiros. Meter a cabeça na terra como avestruz quando o "caldo entorna" não dignifica ninguém!

Poderia, em terceiro lugar, preocupar-se criar condições para elevar o nível do debate, que nestes tempos, tem andado na mó de baixo, ou não fosse o "Campanário um sítio onde toda a gente vive feliz e contente".

Se ainda houvesse tempo, procuraria assegurar uma boa cobertura informativa da vida parlamentar. E como? Criando, por exemplo, o tão falado "canal Parlamento", promovendo ou colaborando na idealização e realização de pequenas acções de formação sobre jornalismo parlamentar destinadas aos profissionais da informação e aos senhores deputados, alargando o âmbito do sítio da ARM na Net entre muitas outras coisas que não digo, porque a assessoria de comunicação paga-se, como é óbvio!

Mas o senhor presidente da ARM parece ter outras prioridades. E vai daí, acha que o calçado e as calças de ganga dos jornalistas é que não dignificam a Assembleia. Parece-me, no entanto, que está a confundir o "cú com as calças" - falamos de roupa, como é óbvio!