21.7.06

Perderá a Educação

Confesso que tenho alguma simpatia pela ministra da Educação. É uma mulher determinada, corajosa e que, pelo menos aparentemente, sabe o que faz e onde quer chegar. Dramaticamente, parece ter caído numa armadilha na questão dos Exames nacionais. Há quem defenda que foram sectores do ministério mais avessos à mudança que, propositadamente, criaram o cenário que levou à inevitável fragilização de Maria de Lurdes Rodrigues. É pena.

Tive o prazer de tê-la como professora no ISCTE. E, garanto-vos, era das melhores docentes daquela escola. Até porque Maria de Lurdes Rodrigues é essêncialmente uma professora e investigadora. Não tem "escola" política. E tem um trajecto partidário limitado. Dois "handicaps" que "algum" PS não perdoa. Porque, não se duvide, mais do que da oposição a Ministra da Educação está a ser vítima dos lóbis internos do Partido Socialista. Tal como aconteceu com Freitas do Amaral, de resto.

Ontem, Maria de Lurdes Rodrigues saiu-se péssimamente no Parlamento. Estou em crer sairá do Governo na próxima oportunidade que José Sócrates tiver para remodelar. Eventualmente, será substituída por um "cão de fila" - como é tradicional. mais uma vez, a Educação ficará a perder. Para gáudio dos incompetentes que vivem à sombra do sistema (sindicatos e sindicalistas incluídos).