21.12.07

O mundo dos números

A ACIF montou uma tenda gigante na Rua dos Aranhas e fez um duplo número de circo. Veio a calhar, porque é Natal.

A Câmara do Comércio apelou à redução da taxa do IVA (13%), para estimular o consumo. Segundo a Associação há comerciantes à beira de um ataque de nervos. A perda do poder de compra dos madeirenses está a fazer estragos na economia.

A explicação é simples. Quando a oferta é superior à procura a tendência é para que os preços baixem. Foi o que aconteceu ao longo de 2007. A inflação estabilizou na casa dos 1%.

É este o argumento que a ACIF também vai usar para negociar os aumentos dos salários para o próximo ano. Já avisou que face ao actual quadro macro económico os salários vão ser alinhados com a inflação. Ou seja, só podem crescer 1,1%.

2 comentários:

amsf disse...

Como os comerciantes apelam a redução do IVA como forma de relançar o consumo também poderão os sindicatos pedir um aumento substancial dos salários com o mesmo objectivo; aumentar o consumo. Objectivamente o tempo é de contenção a nível global; para empresários, trabalhadores e consumidores. Se o Estado estiver em condições de reduzir os impostos muito bem, no entanto dúvido pois o Estado só pode baixar os impostos se conseguir com isso cobrar globalmente mais impostos. Não o conseguirá fazer se a economia estiver em crise. O que nos salva é o dinheiro que ainda vai entrando na economia regional através dos fundos europeus.

Blueminerva disse...

Para os gerentes deste espaço e respectivos leitores, gostaria de deixar os meus votos de um feliz Natal.
Um arquipélago de abraços