21.4.08

Contra o PS vale tudo? Tem dias...

Acuso o toque. Mas, caro amigo, partes do princípio errado de que eu oponho-me a coligações. Não, bem pelo contrário, até sou a favor delas. Mais, reconheço todo o direito aos socialistas de se coligarem com quem bem lhes apetecer.
Na ocasião, manifestei-me contra uma ideia que me parecia estapafúrdia (e continua a parecer) que foi defendida por alguns socialistas e bloquistas (só ainda não percebi se a tua defesa desta ideia não passa de mais uma tirada anedótica, daquelas com que te divertes ao ver que há quem lhes pegue). Não me parece de todo razoável uma coligação que reúna à mesma mesa (que é para não dizer no mesmo tacho) socialistas (que não são bem socialistas, mas social-democratas), bloquistas, comunistas e democratas-cristãos (o CDS/PP ainda tem uma matriz democrata-cristã? É que se parecem cada vez mais com os ultra-liberais...). Mais, a ser uma coligação total, reuniria ainda os divertidos burgueses do PND e os oportunos(istas?) do MPT. Acho que apenas por brincadeira alguém poderá acreditar que tal coligação reuniria a confiança dos madeirenses. Lembra-te do que aconteceu com a coligação para as autárquicas em 2001, que penalizou todos os partidos que a integraram.
Portanto e sintetizando, reconheço que por vezes são necessárias coligações, mas só as admito em ocasiões excepcionais e entre partidos/movimentos que tenham uma matriz ideológica, se são semelhante, pelo menos próxima. O que não é, manifestamente, o caso.
Quanto à ideia defendida por Jardim, sinceramente e antes de saber quem liderará o PSD, não me parece que seja sequer de equacionar esta possibilidade. Poderá vir a ter de ser necessário uma AD, mas logo se verá. Tenho, contudo, muitas reservas, tendo em atenção a liderança do CDS/PP, uma vez que Paulo Portas é demasiado ansioso por protagonismo, para se submeter à natural liderança do PSD. Qualquer líder do maior partido, teria sempre a sombra de Portas, numa coisa demasiado bicéfala para que pudesse ser eficaz. Portanto, com Paulo Portas à frente do PP, apenas em caso de desespero é que admitiria uma nova AD.
Perguntas se contra o PS vale tudo. Não se trata de valer tudo, como muito bem sabes, uma vez que no PSD reúnem-se diversas sensibilidades ideológicas (social-democrata, democrata-cristã, personalismo, conservadora, liberal, etc.) que permitem e até aconselham uma coligação com um partido que tenha como matriz a democracia-cristã.
Mas se queres que te diga, sinceramente, contra este PS, acho que apenas bombas ficam de fora. E apenas para já...!

2 comentários:

amsf disse...

Ressuscitem o Sá Carneiro, o Amaro da Costa é façam lá a vossa Aliança Democrática anunciada pelo "vosso" Presidente de Governo Regional numa inauguração, travestido de dirigente partidário. Tudo é permitido ao "Pai [da]Nação"!

Anónimo disse...

este palerma da madeira,será que ainda não se apercebeu que é cada dia mais idiota!!!Este jardim é mesmo burro e mal criado,eu gostava de me encontrar cara a cara com este CAMe...,aí ele vai ver quem é mesmo mal educado.