3.8.09

Melhor Benfica dos últimos anos?!

Sinceramente estou a gostar deste meu “novo” Benfica. Chegaram jogadores de indelével qualidade – como são os casos de Saviola, Javi Garcia e Ramires - e alguns dos talentos que por lá andavam apagados rejuvenesceram – como acontece com Aimar, Di Maria e Cardozo.
A equipa não só demonstra um melhor futebol, como encara os jogos com uma garra que há muito andava alheada da Luz.
Parece, portanto, que Jorge Jesus é o homem certo no lugar certo. E até eu começo a ficar convencido que, talvez, o JJ seja, afinal, treinador para o Benfica. A diferença da qualidade do futebol praticado e da entrega dos jogadores indicia isso mesmo, ainda que reconheça que todos estes jogos têm sido a “feijões” – tendo, contudo, já defrontado alguns adversários difíceis.
Estou, portanto, satisfeito e optimista relativa mente à época futebolística que se avizinha.
Só que, à boa maneira portuguesa, ando cá com uma “pulga atrás da orelha”: estranho algumas contratações, algumas dispensas e algumas permanências.
Vamos, antes de mais às contratações. Para quê ter garantido o empréstimo de Keirrison, que custa 3.5 milhões de Euros/época, se já vimos que não será titular e que talvez nem seja segunda escolha? Não está em causa o talento do jogador – que eu, de resto, nem conheço – mas pagar 3.5 milhões em ordenados para um jogador que não sabemos o que vale, parece-me demais. Ainda por cima, se ele jogar e valorizar-se, quem beneficiará com isso é sempre o Barcelona!
Por outro lado, temos a insistência na contratação de César Peixoto. Qual a necessidade de o contratar, se ainda este ano contratámos o Schaffer (para titular, presumo eu) e tínhamos o Jorge Ribeiro e o Sepsi para eventuais suplentes no lado esquerdo da defesa? Isto para já não falar de David Luiz que, como vimos na época passada, pode perfeitamente fazer o lugar.
Também não percebo a contratação de Júlio César. Então vamos ao mercado buscar um terceiro guarda-redes? Que falta faz? Para terceiro, não poderia ficar o Moretto?
Quanto às dispensas, naturalmente que discordo do empréstimo de Sepsi até porque tenho dúvidas que Peixoto seja mais jogador que o romeno.
Relativamente às permanências, então temos agora 6 (!) avançados e vamos ainda ficar com o Mantorras? Para quê? É que nem para peças ele já serve e o Benfica não é a Santa Casa da Misericórdia. Tenho pena do que lhe aconteceu, mas como benfiquista acho que só deve ficar no plantel quem estiver em condições de jogar à bola. E nem o empolgamento que o angolano provoca do Terceiro Anel justifica a sua permanência e o seu ordenado.
Por tudo isto, tenho algum receio que a política de contratações do Benfica não esteja apenas a ter em conta as reais necessidades desportivas da equipa. Que outros interesses mais obscuros estejam por detrás de algumas escolhas. Como acontece, frequentemente, com o FCP e que eu desejaria que não se replicasse no meu “Benfas”.

4 comentários:

Unknown disse...

O Benfica é sempre campeão... Se não é "Campeão de Inverno" (2008-09) é "Campeão da Pé-Época"... Cheira-me, contudo, que em Dezembro/Janeiro, alguns milhões de portugueses abandonarão o... catolicismo. Vai ouvir-se gritar a plenos pulmões, no Estádio da Luz, Ó Jesus, vai-te mas é embora...

Um abraço

Anónimo disse...

LOL

É verdade que isto é só pré-época, mas ainda assim vamos dando umas indicaçãozinhas melhores que o teu Sporting que conseguiu empatar em casa com o poderosíssimo Twente e que corre o risco de ser posto a andar da liga dos campeões ainda hoje. É certo que parece que "roubámos" o "campeonato de inverno" a vocês, mas olha que erste ano pode ser diferente. Até porque, sinceramente, a v/ equipa é pouco mais do que vulgar.

Veremos se por ocasião do Natal iremos renegar Jesus. Apesar de acreditar (sabes que sou um católico fervoroso), nisto setou como São Tomé: é preciso ver!

abraço

Sancho Gomes

soslayo disse...

Sancho Gomes:

Já somos dois a gostar dos sinais do que poderá ser o Benfica na próxima época. Quanto aos trocadilhos feitos com o nome do actual treinador, digo simplesmente que: "os cães ladram e a caravana passa". Saudações Bloguistas.

Sancho Gomes disse...

Soslayo:
pois é!
Abraço!