13.12.09

Ser politólogo...

Ser politólogo está hoje na moda, e saltam para as televisões e para os jornais que nem "coelhos da cartola". Os cientistas políticos ultimamente têm saído do anonimato, ou então ganharam uma nova designação. Registei no último mês (se não me falha a memória), o aparecimento de 2 politólogos na Madeira. Foi através do programa da RTP-M, "Dossier de Imprensa". Congratulo-me que apareçam novos talentos na nossa praça.
Os politólogos, ou na designação britânica, political scientists, são investigadores dos fenómenos políticos (em sentido restrito), que desenvolvem a sua actividade profissional nas Universidades e/ou Centros de Investigação.
Á medida que o programa avançava, surgiram alguma perguntas...: Enquanto politólogos quais as áreas de interesse? Qual a sua ocupação profissional? Quais as publicações que dispõem? Quais os artigos publicados nacionais e internacionais em revista de referee? Quais as comunicações apresentadas em Congressos nacionais e internacionais da especialidade? São académicos, leccionam em alguma universidade? Estão adstritos a algum Laboratório de Investigação Associado (I&D) nacional ou internacional?
Levanto estas questões, porque nem sempre se questiona, aceita-se simplesmente...
Fico a aguardar pelas próximas apresentações de "novos talentos", pelo que sei ainda faltam pelo menos meia dúzia....

3 comentários:

il _messaggero disse...

Cara Teresa,

Não adoptemos o sentido literal do conceito na língua inglesa,até porque segundo o dicionário da Porto Editora (p.e.), trata-se meramente de um estudioso ou especialista de ciências políticas.

No muito consultado Priberam a definição é mais completa: Parte das ciências sociais que se dedica ao estudo da teoria e da prática políticas; ciência política = politicologia.

Bem, vistas as coisas, a questão até acaba por ser bem pertinente.

bom post!

Anónimo disse...

Na Madeira não existem politólogos, o que existe são indivíduos com alguma cultura política que, se amigos das pessoas certas e com uma determinada visão da realidade regional, são convidados a dar a sua opinião na comunicação social.

Qualquer destes supostos politólogos se se aventurar a afastar-se do pensamento único é rotulado logo de político da oposição e consequentemente deixa de ser convidado!

amsf

Anónimo disse...

Caros Bloguistas

Acredito que esta questão deve ser divulgada.
O Sr. Dr. Paulo barata do Blog “Farpas da Madeira” quando foi Presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito foi expulso em RGA por roubar 500 contos. Esteve fora da Faculdade 1 ano para tentar limpar a imagem e só não foi entregue à Justiça porque os professores não quiseram estragar o futuro de um jovem.
Não acham estranho este Sr. não ter tido outra carreira política no seio do seu partido? Não a teve porque saiu da Associação de Estudantes pela porta pequena. Como um ladrão.
Este ladrão adora falar dos corruptos não é?