28.9.05

Dúvida sistemática II

Era uma vez... yaU! yaU!
Só mesmo neste país!

Como é possível Portugal e a Madeira deixar fugir a Yahoo?
Como?
Como se deixa escapar um gigante da informática mundial, quando a região precisa de investimento, credível, como de pão para a boca?
Como?
Se hoje existe no território nacional uma empresa que se chama AutoEuropa, foi porque, alguém criou na altura, as condições ideais para captar o investimento.

Recordo que a AutoEuropa é actualmente responsável por 5% das exportações portuguesas. Além disso, só o volume de negócios da construtora automóvel, representa 1,2% do PIB nacional. A multinacional dá ainda trabalho a 6 mil portugueses, entre empregos directos e indirectos.

Há anos que os ilustres políticos deste país, atacam sistematicamente, o Centro Internacional de Negócios da Madeira. As críticas são de todos os partidos. Começam no BE e encerram, à boca pequena, no CDS/PP. Infelizmente, nunca perceberam que ao atacarem a praça madeirense, estão a dar tiros nos pés.

É só fazer as contas. Com a não fixação da Yahoo na Madeira, Portugal acaba de perder 70 milhões de Euros, só em impostos directos. Nesta estimativa não estão contabilizadas as perdas de postos de trabalho, as mais valias da fixação de mão-de-obra, altamente qualificada; o fluxo de negócio que uma empresa como, a yahoo gera na economia, etc., etc.

Desconheço se houve um real, interesse, em o gigante Norte-americano fixar-se na Madeira. Mas, se existiu, é imperdoável que por causa de uma diferença de, mais 2% do IVA, o milionário negócio tenha sido abortado. Ou a história está mal contada, ou, é melhor fechar o país para obras.

Quem ganha com esta asneira?
Neste caso específico, a praça luxamburguesa. Nos outros investimentos não executados na Madeira? Todas as restantes praças, por uma simples razão. Se o negócio não for realizado em Portugal, é noutro; -( gosto desta expressão) - denominado paraíso fiscal, qualquer, que existe no mundo.

3 comentários:

Henrique Freitas disse...

Penso que deverão haver outras razões por trás desta (aumento de 2% no IVA) para mudar o registo para a praça do Luxemburgo. Se na praça do Luxemburgo também se aplicam os mesmos 15% porquê então mudar? Se houver alguém que me saiba explicar, agradeço.

Angel disse...

Será que o governo não poderia dar uma outra contra-partida para ficarem na Madeira?????????

Sabendo à partida, as melhores acessibilidades do Luxemburgo????

Têm que ser criadas formas de sedução, ou corremos o risco de perder o comboio para sempre.

Anónimo disse...

Tudo asneiradas. Alguma vez eles estiveram para vir para cá? Mostrem documentos ou declarações da Yahoo. É tudo uma aldrabice do jardinismo. Pirosos aldrabões.