14.9.05

Quem Regula a Banca?


É do conhecimento público os chorudos lucros da banca portuguesa. É aliás, segundo alguns analistas económicos, um dos poucos sectores de actividade, onde o país é eficiente.

Era também esta a imagem que tinha dos bancos até há bem pouco tempo. Quer dizer, já me tinha apercebido de como os bancos faziam dinheiro. Cobrando comissões, indiscriminadamente, por tudo e por nada. É esta a prática corrente neste ramo de negócio.

Aos clientes, são apresentados um conjunto de produtos, – sempre os melhores, – sem que o utente tenha hipótese de negociar o preço do que compra. A alternativa é sempre a mesma. Ou aceita, ou rejeita.

É esta a prática corrente na nossa banca.

Um dia destes solicitei à única instituição de crédito com sede na Madeira, uma transferência de 176 euros para uma conta no Brasil. Pela operação debitaram-me 80 euros. De certeza que um dos funcionários do banco vai, pessoalmente, ao Brasil fazer o depósito.

Também tenho quase como certo, que o funcionário da instituição de crédito, foi entretanto, apanhado por um daqueles furacões, que têm perturbado a ordem pública, na América central e do sul.

4 Semanas após, o dinheiro ainda não está na conta do Banco Brasileiro. Na minha conta, desapareceram imediatamente 256 euros para pagar 176.

Perante estes lamentáveis factos, dirigi-me ao Banco de Portugal. Antes fiz vários alertas no Banif. Mal informado, ainda pensei para com os meus botões que, o Banco de Portugal fosse a instituição reguladora da banca nacional.

Após ter que tomar folgo para conseguir abrir as duas poderosíssimas portas da delegação do BP no Funchal, encontrei um senhor por detrás do Balcão. Uma personagem ressuscitada de um daquelas séries de filmes do exorcista. O homem cadavérico, disse: - “o banco tem outras funções que não essas. Mas, ……..não é aqui…quuem controla, então, a banca??'”

- Nem advogado consegue para lhe tratar disso. Não se querem meter com os poderosos! É para isso, e para meter uma acção contra o Governo.

As sábias palavras do homem deixaram-me mais calmo. Afinal, eram ditas por aquela horrível personagem. Um homem com tomates, experiência, e ainda por cima, com ar maquiavélico. Se um ser estranho, me diz aquilo, que diria um homem normal?

Sem comentários: