29.3.06

A Educação e as TIC

Já há algum tempo que estou para escrever um post sobre a Educação e as políticas educativas deste governo. A oportunidade surgiu ao ver que o gestor da Equipa de Missão dos Computadores, Redes e Internet nas Escolas (CRIE) esteve na Região.

Estou cada vez mais convencido que nenhum outro governo de Portugal soube tanto de marketing político como o actual. No âmbito das políticas para a penetração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas, esta verdade é gritante. Não se conhece uma única medida levada a cabo por este governo que promova esta penetração, apesar de estar a ser feita uma campanha ímpar para mostrar o contrário. Ou seja, que este governo está preocupado com a introdução das TIC nos processos de ensino/aprendizagem, quando todas as grandes medidas são anteriores à eleição do Eng. Sócrates. Vejam-se os programas de apetrechamento informático das EB1 e Jardins de infância (um computador por sala) e a migração para a Banda Larga que datam de 2004. Mas quem faz o brilharete é o Dr. João Correia de Freitas que, com grande alarde, vem fazendo campanhas sucessivas de promoção do CRIE, do qual é gestor. É certo que este é um papel que lhe cabe: afinal só agora o processo tem ficado concluído, mas seria de algum bom tom falar no trabalho desenvolvido pelos seus antecessores.
Outra coisa que me chateia, é o facto de mentir à boca cheia: é mentira que todas as escolas de Portugal tenham acesso à Internet por banda larga. A PT ainda não faz uma cobertura nacional.
Para além disso, ninguém sabe bem para que é que esta entidade (o CRIE) serve. A maior parte dos projectos e programas desta Equipa são provenientes da UE (Seguranet, por exemplo), os programas são implementados localmente pelos centros de competência Nónio e a formação é dada por estes mesmos centros.
O CRIE apenas limita-se a traduzir os programas, nada mais. Este não passa de mais um órgão obtuso, que não faz nada a não ser gastar pipas de massa para criar umas linhas gráficas jeitosas, uns concursos e umas generalidades. E com isto, vai papando uns fundozitos aos POS_Conhecimento (antigo POSI), para pagar os ordenados principescos.
Esta equipa tem mesmo como missão promover a integração das TIC no processo de Ensino/Aprendizagem, mas não desenvolve uma única estratégia que o promova efectivamente (desenvolvimento de plataformas tecnológicas para utilização dos docentes, por exemplo).

Enquanto isso, este senhor vai passeando pelo país com os fundos do PRODEP, retirando, assim, a possibilidade de outras entidades empenhadas neste processo poderem obter financiamentos para projectos efectivamente interessantes.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sempre gostei do que tu escreves. Ainda estás pelo continente ou já regressaste à ilha?

Bjs

Anónimo disse...

Gostava de saber se ainda mantens esta opinião depois do que o crie tem feito. Por exemplo portáteis e o internet@eb1 ou coordenadores das tic ... Não concordo com tudo mas dizem assim mal só por dizer também é mau