12.5.06

Ondas madeirenses

É, o governo até pode não ser corrupto, até pode processar o realizador do Lost Jewel of Atlantic, até pode ganhar o processo por difamação, mas a realidade inabalável é que saiu muito mal da fotografia no caso das ondas. E para a posteridade ficará este documentário, que podendo não ser rigoroso e/ou isento, marcará, estigmatizará para sempre a Madeira, no meio surfer.
Exigia-se aos responsáveis que tivessem ponderado as consequências que a medida de avançar com as obras, obviamente, trariam.

Não percebo como é que numa pequena ilha, rodeada por mar (perdoem-me a redundância), se fazem obras tão grosseiras no litoral. Mas não haverão estudos, não haverão técnicos conhecedores a que se possa recorrer para estudar os impactos de determinadas obras? É que, desculpem lá, mas o argumento de que é tudo uma questão de prioridade não pega. O governo não precisa (nem deve) ir a reboque da comunicação social, nem de lobbies, sejam eles de que natureza for. Mas nalguns casos trata-se apenas de bom-senso. Que faltou, nas questões da Marina do Lugar de Baixo e do Jardim do Mar.

PS – Ouvi dizer que o Município do Funchal se preparava para cobrar a entrada na Doca do Cavacas, vulgo Poças do Gomes. Espero que não passe de um boato. Porque se não for esse o caso, estará a legitimar grande parte das acusações que sofre. Se for verdade, qual é o objectivo: impedir o acesso ao mar, num local que precisa de muito pouca intervenção para ser perfeito? (E se fizerem grandes obras estragam por completo a beleza do local).
Não, espero que seja apenas boato. Mas se não for, digo-o desde já: não pago!

5 comentários:

Woman Once a Bird disse...

Ah, mas é que vai mesmo pago. Pelos visto já nem à orla temos direito. Do vale à montanha e do BETÃO à Serra (que o mar, esse, é pago).

Woman Once a Bird disse...

Errata:
Vai mesmo ser pago.

Tino disse...

Como disse o deputado do PSD na semana passada na ALM: "não há desenvolvimento sem cimento", e o cimento sai caro e quem paga somos nós.

Woman Once a Bird disse...

Quer dizer o lobby do cimento sai caro. Não tenho dúvidas.

Anónimo disse...

Sim, meus caros, é verdade: Vai ser mesmo pago. E quando antes das obras começarem, os senhores lá da câmara disseram que não senhor, não seria pago! Alguém tem de pagar a Frente MarFunchal...