23.5.07

Filosofia: belo exemplo de divulgação filosófica

Enquanto em Portugal os pretensos e auto-denominados filósofos discutem sobre os benefícios da filosofia analítica, versus filosofia continental, os brasileiros mostram como é que num mundo global se pode fazer divulgação filosófica com qualidade, isto é, falando para todos. A revista Filosofia é marcada por bons textos (não, não são teses, são apenas textos para leigos, mostrando que respostas tem a filosofia para os problemas modernos), concepção gráfica fabulosa e fotografia genial. A revista tem o condão de mostrar que a filosofia não é coisa do passado e que não precisa de ser cinzenta, feita por velhos caquéticos. Todas as páginas, todos os artigos, são de uma limpeza refrescante, a que não estamos habituados!
Definitivamente, um muito bom exemplo do Brasil que, com toda a certeza, não será seguido em Portugal, porque andamos todos demasiado ocupados mirando o nosso umbiguinho e discutindo quem é mais filósofo.

Para quem estiver interessado, a revista é editada pela editora Escala e em Portugal tem já uma tiragem de 15.000 exemplares. Áh e a edição deste mês é fantástica.

Sem comentários: