4.7.07

Liberdades


Parece que a questão do anonimato e da diferença entre ofensa e crítica está de novo na agenda do dia da blogosfera. Alegra-me, porque o debate elucida.
Quero, assim, contribuir com mais uma pequena reflexão.
Se por um lado reconheço que não é simpático sermos vítimas de ofensas por parte de outrém, anónimos ou não, por outro, convictamente, acredito que a liberdade será sempre a resposta. A cobardia revelada pelos anónimos, que populam pela blogosfera com a única intenção de ofender, humilhar e caluniar preocupa-me, mas opto por não colocar nenhum enable nos meus posts, porque tenho algum medo em me instituir como "controleiro".

Não sendo anarquista, afinal reconheço como necessário o controle, para uma correcta organização, logo responsabilização, receio a tentação do domínio. Por isso, se depender de mim, não serão colocados quaisquer entraves à liberdade dos outros. Porque apesar da minha liberdade acabar, efectivamente, onde começa a do outro, eu sou responsável exclusivamente pela minha. E não quero ter que ser eu a assumir o ónus que definir o que os outros podem ou não escrever! Até onde os outros podem ou não ir. Porque estaria sempre a entrar num domínio que não é meu.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sancho,

É a tua opinião e tem a sua lógica se a vermos dum determinado ponto de vista. Penso que só quem sentiu na pele as ofensas e provocações é que tende a reagir dessa forma.

Também depende do conceito que temos de blog - território pessoal vs local de debate público - e também para que criamos o blog.

Já agora, informo-te que nunca recusei um comentário que fosse no meu blog, mesmo com opiniões contrárias, e ainda bem - não é para isso que defendo o "filtro". Não sei o que seria mais "correcto", se filtrar as provocações, se apagá-las. Afinal de contas, há sempre uma forma de controlo pelo "dono" do blog, quer queiramos quer não...

Mas é bom haver debates com interesse e nível na blogosfera :). Parabéns por isso.

Cumprimentos

Joana