19.1.08

BTL!

A Bolsa de Turismo de Lisboa é um certame que decorre na Feira Internacional de Lisboa, todos os anos no mês de Janeiro. Esta feira tem como objectivo dar a oportunidade aos operadores turísticos apresentarem os seus produtos. Este ano o enfoque turístico centrou-se em duas regiões portuguesas: Madeira e Açores.
Tive a oportunidade de visitar a feira, e logo à entrada do 1º pavilhão, vislumbra-se logo o stand megalómano da Madeira. Uma estrutura fantástica, apelativa! Ainda assim, com uma adesão pouco siginificativa... Um espaço enorme, mas vazio, onde os únicos atractivos foram alguns prospectos da Madeira e Porto Santo, uma representação do IVBAM, mas sem vinhos nem bordados(no mínimo estranho!), e uma provas dos produtos regionais produzidos pela Empresa de Cervejas da Madeira. Já no pavilhão 4, encontramos a gastronomia típica das várias regiões , a Madeira apostou na Escola de Turismo e Hotelaria da Madeira para mostrar o melhor da nossa gastronomia, e fez muito bem!
No 1º dia da BTL, decorreram algumas palestras sobre o destino Madeira, com o intuito de promover e atrair outros segmentos de mercado, nomeadamente o Continental, mas a adesão não correspondeu às expectativas. Nesse mesmo dia, a Madeira ofereceu um jantar num edifício requisitado à República, o Convento do Beato! Com a remodelada Casa da Madeira em Lisboa, será que não faria sentido utilizá-la , depois de tanto investimento? Há coisas fantástica, não há?
Em relação à outra região em destaque, os Açores, a realidade que presenciei foi diferente. O stand apresentava as várias valência do produto turístico Açores: turismo ecológico; aquático; romântico etc. As várias empresas da àrea estavam lá representadas; ofereciam aos visitantes alguns doces típicos (queijadas de vila-franca, bolos levedos, os queijos...), alguns jogos com ofertas de brindes, e até havia happy hour do famoso gin tónico do Peter Café!!
Considero que a BTL é uma aposta ganha, constitui um excelente instrumento de marketing gestionário com o intuito de cativar novos consumidores do nosso país, para conhecer as nossas maravilhas , incentivando o "vá para fora cá dentro"! É também um óptimo veículo para os que os outros países divulguem os seus produtos turísticos, e pelo menos fazermos uma viagem virtual aos nossos destinos de sonho! A minha viagem de férias de verão, começa a ser planeada a partir de agora... Jamaica aqui vou eu!!

4 comentários:

Su disse...

depois desde blá blá----jamaica aqui vou eu......................
dassss

Su disse...

o problema são o custo das passagens.....um probl bem real e vergonhoso

ver aqui

http://urbanidades-madeira.blogspot.com/2008/01/aumento-das-passagens-areas.html

Blueminerva disse...

Não morro sem ir à Jamaica! Passear por águas cristalinas e fumar uma ganza ao som do Bob Marley...

Em relação aos preços, hoje há uma opção mais barata. Easy jet rumo a Londres por preços acessíveis e depois é só escolher um destino. De Londres vais pra qualquer lado a preços bastante convidativos.

Um abraço

Su disse...

blue.......isso do bob..é outra cena:)))))

londres...ok..

o probl é o custo das viagens pt-ilhas