16.1.08

Talvez seja Mentira

Roque Martins, ex-director da Segurança social, continua a sua cruzada.

Depois de ouvir cobras e lagartos sobre o homem. (É quase sempre assim quando alguém cai em desgraça nesta terra), disseram-me que almoçou no restaurante Clássico - Duas Torres - a semana passada.

Nada de mais, caso não partilhasse a mesa com João Carlos Gouveia – Presidente do PS-Madeira.

Roque Martins nunca negou as ligações ao Partido Socialista nacional. Dizia-se próximo de António Guterres.

Imagino o teor da conversa. Talvez passou pelos polémicos números da pobreza e pela atribulada demissão.

Roque Martins talvez tenha confessado a João Carlos Gouveia que apenas 800 idosos estavam até ao final de 2007, a receber o “Complemento Solidário para o Idoso”. As estimativas da Segurança Social liderada pelo próprio Roque apontavam para um universo bem maior de potenciais beneficiários. Estavam em condições de auferir da ajuda do Estado 30 mil madeirenses.

Caso o almoço não tenha sido regado de vinho, João Carlos Gouveia também terá sido informado que, a Madeira é das regiões do país, com a mais baixa taxa do Rendimento Social de Inserção. Nos Açores, há por exemplo, o dobro dos habitantes a receber o vulgarmente chamado rendimento mínimo garantido, apesar dos índices de pobreza, por concelho, serem idênticos nos dois arquipélagos.

A mesma pessoa que os viu disse que o líder socialista estava com um ar estupefacto. De certeza que Roque aproveitou o momento, a sós, para impressionar Gouveia. Terá dito algo do género - que a taxa de requerimentos para o Rendimento Social de Inserção não acompanhava o número de deferimentos das pessoas que pediam ajuda à segurança social.

É óbvio que os números são manipuláveis. Talvez nunca tenha existido o dito almoço. Talvez nunca se saiba o teor da conversa a dois.

3 comentários:

Tino disse...

Angel,
neste teu artigo não consigo distinguir quiais são os factos, quais são as suposições e o que é apenas fé.
Ao saberes que duas pessoas almoçaram juntas, imaginas o teor da sua conversa. Desembrulhas um suposto conhecimento dos números da pobreza na Madeira e até parece que sabes mais desses números que o próprio Roque Martins.
Queres acreditar que a Madeira é o melhor dos mundos. Os números é que não têm colaborado nada.

Anónimo disse...

Angel é tão criativo como os bufos do antigameente. Por isso é digno da Madeira Nova. Se ainda não tem tacho, ligue à Quinta Vigia.

Anónimo disse...

Algumas verdades incomodam.