13.1.08

Ou é do malho, ou é do malhadeiro!


Muito frequentemente vejo críticas feitas pela oposição madeirense à comunicação social regional, mais concretamente ao Jornal da Madeira e à RTP-Madeira. Porque conheço profissionais (e sou amigo de alguns) quer de um, quer de outro órgão - bem como de outros órgãos de comunicação -, sei que a sua idoneidade, profissionalismo, isenção e competência situa-se ao nível dos melhores, provocando-me alguma urticária a crítica gratuita. Se é verdade que por vezes existe algum condicionalismo e mesmo auto-censura - afinal, a pior das limitações à liberdade de expressão -, situação que, estou certo, serão os próprios profissionais os primeiros a reconhecerem, não me parece justo que reiteradamente estes profissionais sejam sempre o alvo a abater, quando a dita oposição não é tão mediática quanto gostaria. Mais, não conheço nenhuma cidade do país onde exista tanta pluralidade de órgãos de comunicação social local, ou que as oposições sejam tão mediatizadas quanto acontece na Madeira.
Na minha infância aprendi um ditado que dizia o seguinte: quanto o ferro quente não se molda, ou é do malho, ou é do malhadeiro. E sinceramente parece-me que é isso que acontece na Madeira. Porque se a oposição é célere a criticar a comunicação social, ofendendo profissionais íntegros, tem alguma resistência em reconhecer a sua falta de capacidade de criar eventos/acções que captem o interesse dos cidadãos e que sejam mediático/mediatizáveis. Por outro lado, também existe muita falta de humildade por parte de alguma oposição: chegamos ao ridículo de ver um deputado queixar-se por aparecer sempre de costas (ó homem, quer aparecer de frente, vire-se para onde está o cameramen... não é assim tão difícil nem me parece que o pobre do homem passe o tempo todo a correr para apenas apanhar o seu costado - por mais fotogénico que seja). Ou então, acharem que uma acção que reúne três pessoas, à volta de 4 dirigentes, para denunciar o furo numa levada, mereça honras de abertura do jornal.
Para concluir, se é verdade que o poder político e económico tenta reiteradamente manipular a comunicação social (realidade que acontece no Funchal, em Lisboa, em Londres e nos jardins da Madre Teresa de Calcutá); se é verdade que muitos profissionais fazem uma espécie de auto-censura; se é verdade que existe pressão por parte do governo (e acredito que assim é) e de algum poder económico; se é verdade que por vezes as c hefias são submissas e não defendem a isenção dos órgãos para os quais trabalham; se é verdade que muitos profissionais estão/sentem-se condicionados, por motivos de ordem pessoal, ideológica, conjuntural; também é verdade que muitas das coisas que diz a oposição não tem qualquer tipo de interesse, logo não merecendo qualquer cobertura mediática. Em grande parte dos casos, nem os assuntos são verdadeiramente políticos, nem quem os apresenta aprendeu a fazê-lo convenientemente. Sinceramente, para a oposição que temos, no que ao nível de comunicação social diz respeito, já se vai muito bem...

PS1 - Alguém sabe o que se passa com o site do DN-Madeira? É que não consigo aceder a nenhuma notícia...

PS2 - Para que fique claro, acho um absurdo o que o governo regional gasta com o Jornal da Madeira. E ainda mais absurdas as explicações dadas.

8 comentários:

amsf disse...

"[...] chegamos ao ridículo de ver um deputado queixar-se por aparecer sempre de costas [...]

Acha mesmo?! Ou não sabe a importância que a imagem tem na política e noutras áreas ou então acha que a oposição não merece o mesmo respeito que merece o poder!

PS: Anda desligado da RTP/M pois deveria saber que não há apenas um deputado a ser vítima dessa "censura"...

Anónimo disse...

É precisos ter uma falta de vergonha na cara sem limites! Então este blogger apoia o Bokassa que:
1) mantêm um jornal de propaganda do PSD que custa milhões dos nossos impostos;

2) nomeia e controla por completo a RTP e a RDP;

3) deu 5 milhões à empresa Mediacontrol do Jaime Ramos, para manipulação de jornalistas e de informação;

4) Ameaça os jornalistas do DN e do Público;

5) Paga um jornal fascista, O DIABO;

6) Chama os jornalista de filhos da puta;

mas este inteligente acha que está tudo bem e que é assim em todo o lado. Acorda, pá! Apoias um ditador!

Anónimo disse...

Este gajo é mesmo uma asno!

Ainda não te apercebeste que os deputados do PS aparecem de costas porque o PSD obriga a esquerda a se sentar à direita - INCRIVEL - no Parlamento, para que se dê esse efeito?

E que a RTP ao saber dessa jogada nojenta, alinhou no esquema?

São os ditadores que tu apoias!!

Su disse...

pq será que os anónimos pensam ser gente................?????????

com gentinha desta é melhor modificar o sistema de entrada dos comentários.............

afinal...destes..estamos cheios......

Blueminerva disse...

Isaltino Morais
Fátima Felgueiras
Avelino Ferreira Torres
and so on, and so on...

Sancho Gomes disse...

Parecem-me cardinalícios textos. Assim, tipo de cardeais que gostam de olhar o mundo. Será?!

Anónimo disse...

Cardeal Richelieu!!!! Então é o Malheiro!

Anónimo disse...

O problema da dependência jardinista do Jornal da Madeira e da RTP-M nada tem a ver com os jornalistas, mas com as chefias e com as direcções que são paus mandados do GRANDE CHEFE.
Embora por lá andem jornalistas sem coluna vertebral, submissos e mais papistas que o papadas.