18.2.08

E agora?

The Republic of Serbia shall not tolerate such an illegal act of secession. Our Government and National Assembly will declare this action of the authorities in Pristina null and void. And we shall undertake all diplomatic, political, and economic measures designed to impede and reverse this direct and unprovoked attack on our sovereignty.

(...)

Let me be very clear. The Republic of Serbia shall never accept any violation of its territorial integrity. We shall never recognize Kosovo's independence. We shall not waiver, we shall not yield, should this cowardly act proceed unchecked. Not now. Not in a year. Not in a decade. Never. For Kosovo and Metohija shall remain a part of Serbia forever.

Excertos do discurso de Vuk Jeremic, Ministro dos Negócios Estrangeiros da Sérvia, na última quinta-feira no Conselho de Segurança da ONU.

Dias complicados avizinham-se, de facto. Após o Kosovo, o que impedirá os albaneses da Macedónia de tentarem semelhante "aventura"? Em algumas zonas do país são maioritários... E os sérvios da Bósnia? E os sérvios que vivem na Croácia? E os croatas da Bósnia e os...

Já agora, o terá Kosovo condições para ser independente? Tem capacidade económica de se auto-sustentar? Tem elites bem preparadas para o conduzir? Tem massa crítica capaz? Não se estará a construir mais uma espécie de zona-franca para as máfias internacionais, à semelhança daquilo que é hoje a Albânia, um estado onde o estado nada controla, dominado por grupos de crime organizado?

Terá a UE capacidade para liderar o processo em curso, ou vai ter de se socorrer do amigo americano, mais interessado em combater a influência russa na Região do que na estabilidade da zona?

Se calhar estou enganado, e os sérvios, depois da revolta inicial, acabarão por aceitar o inevitável, premiados com perspectivas de uma adesão de certo modo facilitada à UE. Mas de facto tenho as minhas dúvidas...