22.2.08

Federação de Futebol da Madeira? Claro que sim

Já está quase tudo dito sobre o assunto. Só acrescento que foi a melhor e a mais válida ideia dos últimos oito anos criada na Madeira. Não é independentista, não cria clivagens (porque se cinge ao desporto), poupa no dinheiro, estimula as moribundas competições regionais e o povo fica contente. Depois, põe no lugar certo a pequena especificidade etnológica, sociológica, administrativa e política da Madeira em relação ao “rectângulo”.

Ainda por cima, e à nossa escala, há uma mão cheia de exemplos pelo mundo fora: Antilhas Holandesas, Anguilha, Aruba, Bermuda, British Virgin Islands, Caiman Islands Ilhas Faroé, Montserrat, Turks and Caicos, US Virgin Islands, China Taipé, Guam, Hong Kong, Macau, Samoa, Cook Island, Nova Caledónia, Tahiti.

5 comentários:

amsf disse...

Federão ou queria escrever foderão!?

Anónimo disse...

Olá Magno,

Essa da Federação de Futebol da Madeira tem 'barbas' e é sempre recordada por Miguel de Sousa. A principal vantagem da medida é a redução de despesas com viagens para as equipas dos escalões secundários. Não acredito que os clubes que fazem parta da I Liga alguma vez abdiquem de um campeoanto a sério para participar num torneio do INATEL, com o Andorinha, o União e o Cruzado Canicense.
O facto de passar a haver uma selecção da Madeira pode ser engraçado, mas não passa disso. os madeirenses continuariam a apoiar a selecção de Portugal. Era mais um 'bombo da festa' tipo Kazaquistão e Arménia. E nem podiam convocar o Cristiano Ronaldo...
É uma ideia que fica muito bem no anedotário regional, mas mais do que isso...

Jorge F. Sousa

Magno Velloza disse...

Já está corrigido. Obrigado pela atenção.

MMV disse...

Devo dizer que sou a favor. Sou a favor de uma federação nos moldes do País de Gales que faz com que as equipas joguem na Liga Inglesa.

Eu sinceramente acho que isso ia promover os jogadores madeirenses. E as equipas da Madeira poderiam apresentar nas suas equipas mais jogadores madeirenses. Nada de entrar nas loucuras de alteração de nacionalidade...

Magno Velloza disse...

Caro Jorge

O Gonçalo já fez o trabalho por mim. O post "Ainda sobre a selecção" diz tudo o que eu teria para dizer sobre o assunto.

Grande abraço