22.2.08

Ainda a propósito da selecção

Jorge:

Desta vez, não poderia estar mais em desacordo contigo.

Em primeiro lugar porque não seria pedido ao Marítimo, ao Nacional ou ao União para deixarem de participar nos "nacionais" de Portugal. Nem seria lógico que o fizessem. Como saberás, a existência de uma federação não implica que os emblemas madeirenses fiquem impedidos de competir em outros campeonatos. Os maiores clubes de Gales, por exemplo (um deles, de nome Wrexam, até eliminou o Porto numa edição da antiga Taça dos Campeões Europeus, se bem te recordas) jogam nas ligas profissionais de Inglaterra. Mas podem atingir a UEFA através da Taça do País de Gales (o bendito do Wrexam jogava na quarta divisão inglesa quando enviou directamente o "FCPÊ" para um melodrama que durou meses).

Mais recentemente, o Celtic de Glasgow e o Glasgow Rangers estudaram a hipótese de abandonar a liga escocesa, começando a participar na mais rentável liga inglesa. A ideia não está, de todo, posta de parte.

Em segundo lugar, os resultados desportivos nunca podem ser um factor importante para a decisão, como de resto compreenderás - a hipótese da selecção da Madeira participar num "europeu" ou num "mundial" é pouco mais que utópica. A análise da proposta deve ser feita segundo parâmetros meramente económicos. Caso sigas esse caminho, verás que representa uma excelente ideia para a promoção da Região. Um investimento com retorno garantido.

Se fizesses um teste, perguntando quantos portugueses conheciam o Leichenstein ou São Marino antes de nos termos cruzados com eles em desequilibradas jogatanas de futebol, verias que não eram assim tantos. É óbvio que os habitantes dos dois micro-estados estão-se a borrifar para o assunto, não precisam de portugueses para nada, mas isso é outra conversa...

Imaginas quantas reportagens se publicam na semana em que joga a selecção inglesa focando o jogo, a equipa "deles", a equipa adversária, o país (ou Região) onde jogarão o Lampard e companhia, falando sobre tudo e nada? São, meu caro Jorge, milhares.

Sabes que em média um jogo da selecção inglesa é acompanhado por mais de 100 jornalistas e técnicos que se deslocam ao país (Região) e ao estádio onde a equipa joga?

Sabes que em média mais de 5.000 ingleses assistem, em qualquer estádio do mundo, aos jogos da sua selecção? E que os 90 minutos são transmitidos, em directo ou em indeferido para vários canais de TV britânicos e para centenas de canais de TV dos cinco continentes? E que resumos dos jogos são transmitidos para milhões de espectadores espalhados pelo globo? Sabes quantas horas de televisão (para seguir o exemplo que te dei) mas também quantas páginas de jornais, quantas horas em rádios, quanto tráfego na net isso representaria para a Madeira? Sabes quanto seria necessário investir para ter tamanha cobertura mediática através de outro acontecimento qualquer?

Num "grupo normal de qualificação" jogaríamos contra cinco ou seis adversários. Teríamos, fatalmente, de defrontar um (ou dois) cabeças de série (tirando Portugal, são todas equipas do primeiro mundo, a saber: Itália, França, Alemanha, Espanha, etc). Repara o que representaria, em termos de promoção, jogar contra um destes adversários...

Exemplifico-te olhando o grupo onde está inserido Portugal na próxima fase de qualificação para o "mundial":

jogamos contra a Suécia, a Dinamarca, a Hungria, a Albânia, Malta e o Cazaquistão. Se reparares, os único países que não representam mercados turísticos apetecíveis são a Albânia (felizmente, digo eu) e a terra adoptiva do Borat!

É óbvio que qualquer madeirense que se preze vai continuar a torcer afincadamente pela selecção portuguesa. E eu também. É óbvio que a "praça euro" continuará a encher de cachecóis verdes e vermelhos. É óbvio que cada jogo de Portugal irá ser seguido na Madeira em clima de algazarra colectiva.

Não me parece que a rapaziada das Ilhas Faroé queira ser independente só porque uma equipa os representa desgraçadamente em competição.

Só num país como Portugal, que atribui ao futebol uma importância que manifestamente não tem, se pode pensar que um bando de rapazes de azul e amarelo contribuirá para "minar" a unidade nacional. A unidade nacional, como saberás, meu caro amigo, não tem como pilar (ou pelo menos não deveria ter) uma selecção de futebol (que ainda por cima, em breve, mais basileiros que portugueses).

Creio que é tempo de olharmos de forma inteligente para o Desporto e para as vantagens promocionais que a associação ao fenómeno potenciam. É corrente dizer-se que o futebol é um dos meios mais eficazes para dar a conhecer todos os tipos de marcas, bens ou serviços. Mas eu acrescento que só o é para as marcas que conseguem rentabilizar de forma inteligente (desculpa a repetição) a associação ao jogo, às selecções, aos clubes ou aos agentes, canalizando os seus investimentos para os meios que melhor comuniquem os valores que cada marca individualmente comporta.

Quanto a afirmações feitas sobre o assunto em outros blogs, que nada têm a ver contigo, revelam só uma coisa: ignorancia pura sobre o que é "promoção".

Abraço, camarada. Vou deixar a caixa de comentários aberta, excepcionalmente, para ti, se quiseres responder.

Gonçalo

5 comentários:

MMV disse...

Estou plenamente de acordo.

Oh Gonçalo: Devias deixar a caixa sempre aberta...

amsf disse...

Usurpando a "caixa aberta" aproveito para dizer que com essa de que o futebol promove o destino turístico Madeira há muito boa gente à mesa do orçamento regional.

A propósito de promoção turística, nunca fiz as contas nem as sei fazer, mas se fosse possível contabilizar os custos da promoção turística feita pelo erário público (promoção turística no exterior, festas de fim de ano, Carnaval, Festa da Flor, Festa das vindimas, Natal, incentivos financeiros às Low cost, apoios ao desporto,etc) e apurar as receitas para os cofres públicos (IVA, IRS dos trabalhadores da indústria turística, IRC das empresas do ramo, etc) chegar-se-ia à conclusão de que o saldo é negativo para o orçamento regional. Vivemos numa sociedade de mercado em que o Governo Regional investe e o sector privado lucra sem partilhar de forma significativa nos custos.

Anónimo disse...

Gonçalo e Magno,

Não contesto os argumentos apresentados, porque concordo com a maior parte. É óbvio que, em termos de promoção, o futebol é um veículo único que consegue ultrapassar as próprias belezas naturais, ou monumentos de um destino turístico. Disso não restam dúvidas.
Hoje, Portugal é mais conhecido pelo Cistiano Ronaldo do que pela Torre de Belém. Antes era o Eusébio que ganhava, 'de goleada', ao Mosteiro dos Jerónimos.
O que não acredito é que a opção pela Federação de Futebol da Madeira traga benefícios à modalidade. O reforço da competição regional pode ser garantido nos moldes actuais, bastando para isso que o Governo Regional reduza os apoios aos clubes que proliferam pelas divisões secundárias. Melhor, basta obrigar os clubes a cumprir a obrigação de manter todos os escalões de formação, para dar um impulso significativo ao desporto madeirense.
Qanto à selecção, nem sequer estou a ver a possibilidade da FIFA e da UEFA aceitarem esse modelo. Os casos do País de Gales e da Escócia são únicos, sobretudo porque são federações mais velhas do que a própria FIFA (!), que foi obrigada a aceitá-las.
O caso do Galsgow Rangers e do Celtic é conhecido, mas foi travado pela própria UEFA que ameaçou retirar a Escócia das competições europeias.
O nível da selecção da Madeira pode ser minimizado, mas não gostaria que fosse comparável a S. Marino e à pátria adoptiva do Borat.
Mas sempre gostaria de ver o 'onze' que o seleccionador Rui Mâncio iria escolher...

Um abraço

Jorge F. Sousa

Anónimo disse...

Baboseiradas

Su disse...

opssss só entrei por curiosidade:))