22.2.08

O espírito “pidesco”

A notícia do DN dando conta de que se fuma numa sala do Teatro Municipal, entretanto emprestada ao Club Sports Madeira, é do que há de mais serôdio no cidadão madeirense, sobretudo aquele que já fez uma viagenzinha a Londres e que tem mais do que o 12º ano.

O voyerismo para com quem fuma não tem limites. Nem o bom senso também, pois até se deram ao trabalho de, empoleirados não sei onde, tirar uma fotografia de um tipo com um cigarro na boca. Por momentos ainda vasculhei a foto a ver se não era um cigarro mas um charro, ou se se estava a passar outra “coisa” por debaixo da mesa. Mas conclui que era só um cigarrinho.

Depois, implicitamente, ainda há o argumento do incêndio. Se a sede do Club se incendiou, o teatro também se pode incendiar, já que uns “criminosos” de cigarro na mão e isqueiro no bolso a frequentam.

E por que é que esta é uma “denúncia” sorrateira e mal vinda? Primeiro, os sócios que por lá andam, que se saiba, nunca se queixaram. Segundo, o espaço, embora público, está reservado a privados. Terceiro, como bem se sabe, bridge e fumo (para quem é fumador) são como que copo e vinho.

O que devia fazer confusão, e não faz, é ver todos os fins-de-semana miúdos e miúdas de 13 e 14 anos a pedirem e a beberem todos os tipos de álcool, puros ou disfarçados, nos bares e discotecas da Madeira.

Aos jornalistas que fazem estas notícias ainda lhes vou pedir que um dia me mostrem o seu caixote do lixo.

PS: dispenso lições sobre os malefícios do tabaco bem como exemplos de políticas adoptadas nos países mais desenvolvidos.

2 comentários:

amsf disse...

Apesar de não ser nem alcóolico nem adolescente, em nome destes dispenso o seu espírito "pidesco" e voyerista! LOL!

Não sei é se fosse uma outra associação com menos status a pedir o "jeitinho" se a CMF o concederia. Dúvido!

Su disse...

não lhes faz confusão-----pois, estão lá todos:)))))))))