24.2.08

Estaremos atentos?!

Jesus deixou a Judeia e voltou para a Galileia. Tinha de atravessar a Samaria. Chegou, pois, a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto do terreno que Jacob tinha dado ao seu filho José. Ficava ali o poço de Jacob. Então Jesus, cansado da caminhada, sentou-Se, sem mais, na borda do poço. Era por volta do meio-dia.
Entretanto, chegou certa mulher samaritana para tirar água. Disse-lhe Jesus: «Dá-me de beber.» Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar alimentos. Disse-Lhe então a samaritana: «Como é que Tu, sendo judeu, me pedes de beber a mim que sou samaritana?» É que os judeus não se dão bem com os samaritanos. Respondeu-lhe Jesus: «Se conhecesses o dom que Deus tem para dar e quem é que te diz: ‘dá-me de beber’, tu é que Lhe pedirias, e Ele havia de dar-te água viva!»
Disse-Lhe a mulher: «Senhor, não tens sequer um balde e o poço é fundo... Onde consegues, então, a água viva? Porventura és mais do que o nosso patriarca Jacob, que nos deu este poço donde beberam ele, os seus filhos e os seus rebanhos?»
Replicou-lhe Jesus: «Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede; mas, quem beber da água que Eu lhe der, nunca mais terá sede: a água que Eu lhe der há-de tornar-se nele em fonte de água que dá a vida eterna.»
Disse-Lhe a mulher: «Senhor, dá-me dessa água, para eu não ter sede, nem ter de vir cá tirá-la.» (...)

Disse-Lhe a mulher: «Senhor, vejo que és um profeta! Os nossos antepassados adoraram a Deus neste monte, e vós dizeis que o lugar onde se deve adorar está em Jerusalém.»
Jesus declarou-lhe: «Mulher, acredita em mim: chegou a hora em que, nem neste monte, nem em Jerusalém, haveis de adorar o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. Mas chega a hora - e é já - em que os verdadeiros adoradores hão-de adorar o Pai em espírito e verdade, pois são assim os adoradores que o Pai pretende. Deus é espírito; por isso, os que O adoram devem adorá-l’O em espírito e verdade.» Disse-Lhe a mulher: «Eu sei que o Messias, que é chamado Cristo, está para vir. Quando vier, há-de fazer-nos saber todas as coisas.» Jesus respondeu-lhe: «Sou Eu, que estou a falar contigo.


Evangelho segundo São João (Jo 4, 3-42)

Porque em tempo quaresmal é necessário lembrarmo-nos a razão de sermos cristãos! E para que não nos esqueçamos que a maior parte do tempo agimos como a samaritana. Sem ouvir o que nos é dito!

4 comentários:

Jay Dee disse...

Boa noite,
O meu nome é Joana Santos e sou jornalista. Gostava de pedir um favor e este foi o único meio que encontrei para o fazer, agradecia que me respondessem (mesmo que não me possam ajudar). Eu precisava de entrar em contacto com a direcção do Jornal Garajau, vocês são madeirenses, acredito que me consigam fornecer essa informação. Pretendia apenas o contacto de e-mail. Se não tiverem da direcção e tiverem de alguém da redacção também agradeço. Tudo isto porque faço de um novo projecto editorial e gostava de poder enviar a apresentação para o jornal.

Muito obrigada pela ajuda.

Respondam para joanadalila@hotmail.com (mesmo que não me consigam ajudar). Assim saberei que tenho que continuar a procurar.

Peço desculpa pelo incómodo.
Os melhores cumprimentos.

Sancho Gomes disse...

Cara Dalila,

não posso ajudá-la. Mas não se preocupe que algum dos frequentadores deste blog irá, com certeza, dar-lhe os contactos da redacção do Garajau.
Deixo-lhe, apenas, os nomes de algumas pessoas que fazem parte do projecto: Eduardo Welsh; Gil Canha e o actual deputado à Assembleia Legislativa Regional Baltasar Aguiar.

Atenção rapaziada, "bute" ajudar a colega!

amsf disse...

Caro "amigo"

E as referências desta citação onde estão?! Título, autor, editora e data de edição. LOL!
Não se esqueça que este blog pela sua qualidade já terá atravessado fronteiras geográficas e civilizacionais pelo que não será fácil para todos perceber a que livro pertence a citação do post!

Su disse...

joana....caso queiras , basta ir ao google...procurar um pouco...ver os nomes....e respectivos endereços electronicos---------