25.9.08

Diálogo - O Menino Ostra e a Menina Fósforo

Menino Ostra (MO): Achas que o Tim nos pode salvar? A mim, especialmente, a quem advoga um triste fim?
Menina Fósforo (MF): Não. Acho que nada nos pode salvar. Não acredito no Tim e nos seus desenhos, nem em ti com o teu desejo. Não, creio que ninguém pode salvar-nos!
MO: E agora, esperamos o Inverno?
MF: Sim. Há de chegar. Em Outubro.
MO: E que farás no Inverno?
MF: Não sei. Diz-me tu...
MO: Saudarás a sua chegada?
MF: Anseio para que chegue!
MO: E depois?
MF: Não sei, diz-me tu como te aguentarás... Que farás se lhe seguir os passos, se me perder na neblina, se gostar do frio, se gostar que me toque outra e outra vez?
MO: Fecho-me, suponho eu.
MF: Fechas-te?
MO: Que me restará?
MF: Não sei.
MO: Só dúvidas, dúvidas e mais dúvidas! Não sei é tudo aquilo que consegues dizer?
MF: Sim. Já viste, consegui dizer sim!
MO: Tenho falado com o Tim, sabes? Talvez nos ajude mudando o desenho!
MF: Não acredito no Tim... Já te disse. Não existe nenhum Tim! Queres que te grite? Não existe nenhum Tim!
MO: De vez em quando acho que falo com ele. Sento-me e espero que me ordene, que me leve, que me desenhe outra e outra vez...
MF: Não ajuda...
MO: Talvez. Mas creio. Como creio que o Inverno não te levará...
MF: Se fosse a ti não tinha tantas certezas. Baixava as expectativas. Reforçava a guarda. Não acredito em ti, no Tim, nesta conversa... Se calhar, também não acredito no Inverno!
MO: Porque aguardas, então?
MF: Tenho de fazê-lo. Fui desenhada para o fazer...
MO: Desenhada por quem, pelo Tim?
MF: Não. Por mim!
MO: Resta-me esperar, também...
MF: Que remédio!
MO: Posso esperar contigo?
MF: Tu lá sabes...
MO: Vamos ver o mar. É lá que eu vivo. É de lá que sou, sabias?
MF: Achas que não?
MO: Era demasiado óbvio para que não o percebesses. Tenho algas e tempo agarrados à cara. Vou e venho com as marés. Cheiro a maresia.
MF: Já tinha notado...
MO: Vamos ver o mar?
MF: ...
MO: Até o Inverno?
MF: Até amanhã...

Diálogo irreal baseado em duas personagens de Tim Burton, roubadas ao livro O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias. Uma obra infantil mas não aconselhada a crianças... A ler (o livro).