2.2.10

O Amazongate

Entretanto, a floresta amazónica sofre igualmente com o aquecimento global ou com as ideias teóricas sobre o aquecimento global. De acordo com projecções pouco optimistas, entre 30 a 40% desta floresta é sensível à alteração na precipitação o que pode transformá-la numa savana talvez não em 2035, mas muito perto disso.

A tese foi desenvolvida e incluída num imenso relatório que, entrementes, também, já foi desmontado e desmentido por nítida falha de cálculos e de referência a fontes. Uma vez mais se vê que anda toda a gente a brincar com o assunto. E uma vez mais se prova que ou querem tornar mentiras em dogmas ou teorias em verdadeiras inconveniências.

Quando cientistas e políticos abraçam uma ideologia que não admite o contraditório, estão eles próprios a cavar a inevitabilidade do seu destino quando se depararem com falsos argumentos ou com informação não controlada ou evidentemente manipulada.

Depois da enorme crença ambiental no aquecimento global, que arrastou milhões de fiéis, há agora um evidente mal-estar provocado pelas manipulações em nome da causa. Não vale a pena se queixarem agora que do outro lado da barricada surgiu uma falange disposta a usar os mesmos métodos, o mesmíssimo tipo de argumentos e idêntica escala de propaganda. Errar uma vez, acontece. Errar duas vezes, ainda pode ser. Errar sistematicamente, só pode ser brincar. Com o ambiente, como é óbvio.