2.2.10

O Climategate

Depois de o mundo quase ter terminado por várias vezes nos últimos anos, os ambientalistas de pacotilha, viram-se metidos numa embrulhada que meteu falsificação de estatísticas e omissão de informação relevante. A bomba estourou quase em plena Cimeira de Copenhaga, num momento em que a humanidade, ao que juram, não podia adiar mais o seu futuro. Ou o seu presente. Já não me lembro bem.

Claro está que omitir e escamotear informação não costuma ser processo que dê grande resultado, pelo que a cimeira acabou por redundar numa espécie de fracasso anunciado, ao mesmo tempo que abalava a credibilidade de alguns estudiosos que vêem o fim dos tempos em cada esquina deste mundo. Como é natural, a mentira teve perna curta e aos poucos as pessoas vão abrindo os olhos e vão percebendo as balelas que resumem uma gigantesca manipulação e um método que devia envergonhar gente crescida.

Agora, por causa do fundamentalismo de certas opiniões e da manipulação grosseira e (in)conveniente de estudos e estatísticas voltamos praticamente à estaca zero e sem sabermos bem qual é, na verdade, a gravidade da situação. Tudo o que se fez até agora pode resumir bem o espírito do tempo: quente e/ou frio, seco e/ou chuvoso. No fundo, apenas imprevisível. Com ligeiras abertas ao fim da tarde.