19.5.06

Falando de ti...

PARA FALAR DE MIM

1
vieram de mim os longos sóis

e os longos dias.
vieram de mim o arrastar dos bancos,

os cânticos das igrejas,
e vim eu, senhor do meu nariz,

nobre
sem títulos nem castelos
nem divisas,
duma ilha pequena,

perdida numa concha
de mar,

onde nasci.

era a primeira vez
que eu abria os olhos,

e senti-me rei e marinheiro.
estava
embrulhado numa alga,

e adormecia numa gruta,
adornada por búzios quietos.

os peixes visitavam-me e afastavam
os murmúrios,

os gritos,
os monstros pelados,
e o eco da minha voz,

que habitavam os meus sonhos.
é por isso que me revesti da luz cintilante das suas escamas
e tenho,

dizem-no as mulheres que desconheço,
um suor
sem perfume,

um suor sem matéria,
enquanto que o meu corpo
tem o encanto do cheiro a maresia


(...)

José António Gonçalves