16.5.06

Mundial

Scolaria não é um mau treinador. E parece-me ser um tipo honesto. Mas às vezes engana-se. E nesta convocatória cometeu erros que, caso as coisas corram mal, vai ter de explicar muito bem.

A escolha de Ricardo Silva, defesa sofrível (não quis escrever horrível!), vindo directamente do banco do FêCêPê, é um deles. Mesmo para um leigo na matéria como eu, o bom do Silva é mais perigoso para uma defesa que o buraco do ozono para as calotas polares. Adriaanse (outro leigo) percebeu isso a tempo. Tirou-o da equipa e ganhou o campeonato!

Então não era melhor, amigo Scolari, ter convocado o Tonel? O homem fez uma excelente época no Sporting após já ter sido, na época anterior, um dos melhores do Marítimo! Para além deste, havia ainda João Paulo, do Leiria. Que, aposto, na próxima época será mais vezes utilizado pelo Porto do que o Silva!

Outro erro crasso foi a convocatória de Costinha. O tipo não é, nunca foi, e já não será com certeza, um jogador determinante. E não joga há mais de seis meses. Mesmo assim, fez as malinhas para a Alemanha. É obra!

A convocatória de Viana, rapaz que há dois anos não acerta um passe, é outro dos erros do nosso camarada Filipão. Aliás, Costinha e Viana formariam uma linda dupla de meio campo. Nenhum corre. Um está gordo que nem um texugo e o outro tem problemas de visão (a julgar pela... precisão dos passes!). Bonito de se ver...

De fora ficou João Moutinho, o melhor jogador do Sporting e, indiscutivelmente, um dos melhores médios portugueses. Contra ele parece pesar o facto de ter "apenas" 19 anos e de não fazer "chover ao contrário"...

No ataque, um tal de Hélder Postiga, ponta de lança que na carreira toda deve ter marcado vinte golos (e já estou a contar com os jogos contra o Estarreja na Taça de Portugal!), vai mais uma vez a uma grande competição. Sem saber ler, escrever, rematar ou passar a bola, lá vai o bom do Postiga para a Alemanha, atrapalhar colegas de equipa e confundir o público.

Acabo como comecei. Não considero o Scolari um mau treinador. Mas já estou como o Magno, ou seja, se passarmos a primeira fase será com sorte. Mesmo jogando contra uma selecção como Angola, equipa que tem um guarda-redes sem clube e jogadores do Varzim e do Rio Ave e uma vedeta sem um joelho!