30.5.07

O tribunal da minha consciência também falha

Sempre que voto, faço-o em consciência.

Tenho por hábito reflectir acerca das opções que me são colocadas. Debato comigo próprio as alternativas, num processo dedutivo interior, até chegar a uma conclusão. Por norma, a escolha nunca está em completa concordância com aquilo que sou, que quero e que penso. Pode-se mesmo dizer que é a escolha do mal menor. Mas ultrapassada esta fase, costumo defender a minha selecção, uma vez que as várias possibilidades colocadas foram submetidas ao tribunal da minha razão.

Porque não voto por razões clubísticas e porque o processo, em consciência, é rigoroso, não costumo arrepender-me das minhas opções de voto.

Mas ultimamente tenho questionado o meu voto nas eleições presidenciais. Sei que votei em Cavaco Silva conscientemente e crendo que ele seria a melhor opção, entre aquelas que me foram impostas pelos partidos e sociedade civil. Mas hoje, e depois de muito reflectir, arrenpendo-me amargamente do meu voto. Não tenho dons de prestidigitador: mas tenho quase certeza que melhor teria feito se tivesse votado em Manuel Alegre. Porque, a despeito do que então pensava, ele, na sua intervenção civil, tem feito mais pela defesa da democracia portuguesa do que Cavaco Silva como presidente.

Sem comentários: