27.11.07

O Sr. Ivo do SITAM

O Sr. Ivo do SITAM veio criticar a recém-eleita direcção da USAM pelo facto do seu sindicato não ter sido tido nem achado na sua composição. Como prova, invoca que a lista terá sido entregue fora de prazo, razão duplamente suficiente para iniciar um sempre útil processo no Ministério Público e convocar a comunicação social para ajudar a denunciar o assunto. Confesso a minha ignorância no funcionamento sindical, uma característica que pretendo escrupulosamente manter, mas a criatura nos últimos tempos, convém recordar, muito tem andado na ribalta não propriamente por bons motivos.

Recentemente o mesmo solícito Sr. Ivo anunciou a sempre renovada cruzada contra os horários comerciais de Natal. A única ideia do movimento resume-se ao de sempre: fechar o comércio a partir de sábado à tarde e, se possível, o mundo inteiro aos domingos, logo pela manhã. O tipo de argumentação diz bem do género do argumentista.

Por razões que já uma vez expliquei, ou tentei explicar, não adianta continuar a ouvir um disco monótono ainda para mais quando a melodia não agrada e o tenor, enfadonho, tem repertório pouco variado. Por mim, que sou a favor da liberalização total dos horários do comércio, os donos dos negócios deviam decidir quando abrir e quanto tempo abrir, ficando isso a cargo dos acordos estabelecidos entre a empresa e os seus empregados, de preferência sem interferência de qualquer espécie do Sr Ivo ou de alguém parecido com ele. Aliás, um pouco à semelhança daquilo que a USAM quer agora também fazer.