6.1.08

O deus Mercado, a nossa senhora Economia Livre, e a pomba Concorrência parecem ser a santíssima trindade dos tempos modernos, defendida por políticos e economistas, conforme se pode ver nesta caixa de comentários e em outros milhões de textos.
Por mim estou convencido de que tudo isto não passa de um flop e que o mito neoliberal de que a economia livre liberta ruirá em breve!
Quanto à questão de um novo canal, veremos a quem serve e em que altar será feita a adoração.

3 comentários:

amsf disse...

O que aqui vai!
O Sancho Gomes denuncia a suposta desonestidade intelectual do Rui Caetano por não ter informado os seus leitores de que Helder Spínola é irmão do líder parlamentar do PS/M. Apesar de toda a urbanidade empregue "afirma" que um estará ao serviço do outro. É de supor que Sancho Gomes terá provas ou pelo menos indícios que não os genéticos para fazer tal insinuação.
Sendo consequente, os seus leitores mais exigentes sentirão necessidade de que lhes revele a sua árvore genealógica e declaração de interesses por forma a que possam avaliar se algo o move a fazer tal ensinuação!

PS - Os meus pais dizem que o Victor e o Helder são meus irmãos...apesar de não ter feito qualquer teste genético para o comprovar acredito que assim seja. Mesmo que mais tarde venha a descobrir que assim não é continuarei a acreditar que o líder da Quercus não agiu por razões familiares mas ambientais.

Não tenho encontrado árvores genealógicas e declarações de interesses na Comunicação social no entanto parece que há quem espero que sejam os blogues a dar esse passo para um jornalismo mais sério. De "gra[x]ça" só o JM...

amsf disse...

"Por mim estou convencido de que tudo isto não passa de um flop e que o mito neoliberal de que a economia livre liberta ruirá em breve!"

Nisto concordamos... no entanto a concorrência por recompensas materiais ou mesmo morais é algo de positivo pelo que não deverá ser abolida.

E relação ao canal...o Estado simplesmente vai colocar à venda no mercado uma licença para a bertura de um canal como o fez para as redes de telemóveis...o Mercado é que vai definir se efectivamente será um não aberto um novo canal. Vejo por ai muitos espaços comerciais a serem oferecidos no mercado no entanto muitos estão por ocupar...e alguns chegam a fechar...O canal poderá nunca abrir...poderá fechar posteriormente ou mesmo obrigar a fechar um outro canal menos "eficiente"...

Sancho Gomes disse...

amsf;
você não é ingénuo e saberá que algum interesse haverá por detrás deste súbito desejo do Estado em abrir um novo canal.
Quanto à concorrência, parece-me bem. Apenas chamei a atenção para o endeusamento do mercado e da economia livre, como se fossem resolver todos os nossos males, quando alguns deles residem nessa economia de mercado.