6.1.08

Esquecimentos

Leio com frequência o Urbanidades da Madeira, blog de Rui Caetano, dirigente do PS-Madeira. Gosto da sua escrita escorreita e dos temas que aborda, mesmo que na maioria das vezes não concorde com as suas opiniões. Até ao momento, reconhecia-lhe verticalidade nas posições assumidas. Todavia, recentemente, o Rui publicou um post infeliz (classificação minha, naturalmente) e que me leva a questionar essa sua verticalidade.
Já por diversas vezes afirmei que à mulher de César não basta ser séria, é preciso parecer. E este é mais um caso que não parece nada sério. O Rui aproveita-se das críticas do líder da Quercus à política para o litoral (ou falta dela) do Governo Regional, para elogiar (o que em casa própria parece sempre mal, mas adiante que esta é uma questão de chá) João Carlos Gouveia e a acusação feita ao Procurador da República pelo PS-Madeira, sobre alegados indícios de corrupção.
Em primeiro lugar, é desonesto porque interpretações distintas a planos de ordenamento não implicam obrigatoriamente procedimentos criminais. Em segundo lugar e mais importante ainda, é que Helder Spínola, dirigente da Quercus é irmão de Vitor Freitas, Vice-Presidente do PS-Madeira e líder da sua bancada parlamentar à Assembleia Legislativa Regional. E estes são factos que Rui Caetano esqueceu de enunciar e que são importantes para a interpretação do seu texto, por parte dos seus leitores. Omitiu uma informação relevante, que poderia fazer ruir a sua teoria. É desonesto por parte de Rui Caetano.

PS - Curioso este esquecimento (estou certo que não passou disso, porque a relevância da informação é por demais evidente), num momento em que outros socialistas madeirenses dissertam tanto sobre a qualidade dos profissionais de comunicação social madeirense.

8 comentários:

Su disse...

eis o que chamo de coerente...este post..............


pssttt "o corriqueiro" é isso mesmo........às vezes com nexo noutras não..opssssss

gostei dessa diplomacia no p.s ....no seu post scriptum:))))

é como digo..mta urbe:)))

jocas maradas...sempre

MMV disse...

Faltou dizer que também são irmãos do amsf do blogue PensaMadeira...

Já agora acho que o Helder nada tem a ver com o irmão em termos políticos, pois o Helder já se candidatou pelo partido comunista à presidência da CMF (se não estou em erro).

Com isto não quero defender ninguém mas sim pica-los!

amsf disse...

O que aqui vai!
O Sancho Gomes denuncia a suposta desonestidade intelectual do Rui Caetano por não ter informado os seus leitores de que Helder Spínola é irmão do líder parlamentar do PS/M. Apesar de toda a urbanidade empregue "afirma" que um estará ao serviço do outro. É de supor que Sancho Gomes terá provas ou pelo menos indícios que não os genéticos para fazer tal insinuação.
Sendo consequente, os seus leitores mais exigentes sentirão necessidade de que lhes revele a sua árvore genealógica e declaração de interesses por forma a que possam avaliar se algo o move a fazer tal ensinuação!

PS - Os meus pais dizem que o Victor e o Helder são meus irmãos...apesar de não ter feito qualquer teste genético para o comprovar acredito que assim seja. Mesmo que mais tarde venha a descobrir que assim não é continuarei a acreditar que o líder da Quercus não agiu por razões familiares mas ambientais.

Não tenho encontrado árvores genealógicas e declarações de interesses na Comunicação social no entanto parece que há quem espero que sejam os blogues a dar esse passo para um jornalismo mais sério. De "gra[x]ça" só o JM...

Sancho Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sancho Gomes disse...

para o caso, o grau de parentesco de amsf com Vitor Freitas e Helder Spínola de nada vale (vale para eles, naturalmente, mas não para a minha observação).

amsf,
como vc já deve ter reparado, não tenho qualquer problema em assumir as minhas afirmações. Mas
tenha-as em atenção. Eu não supôs e muito menos afirmei que o líder da Quercus "estava ao serviço" do PS-Madeira. Apenas fiz notar que o parentesco entre o Helder e o Vitor não é irrelevante para a interpretação do post. Ficará ao critério de cada leitor a interpretação desse facto. Mas o Rui, na minha opinião, deveria ter referido. Até por uma questão de transparência.
Mas se quer a minha opinião, acho que o Helder Spínola deveria ter-se mantido à parte. A crítica poderia ter vindo de outro qualquer líder da associação. E não teria parecido tão mal. Por outro lado, o Rui Caetano habituou-nos a uma transparência que, enquanto leitor do seu blog, não posso deixar de reclamar para todos os seus posts.
Quanto à minha declaração de interesses, eu não sou figura pública, nem tenho qualquer cargo público, pois não?

Su disse...

opsss uma familia grande..................ehehehehe

há muitas assim.............:)

Rui Caetano disse...

Parece-me que há aqui alguns equívocos. Eu apenas quis referir, talvez insistir, que não era apenas o João Carlos Gouveia a denunciar irregularidades na gestão da coisa pública. As questões levantadas sobre o ordenamento e outras apresentadas pela Quercus são tão graves como as do JOão Carlos. O facto de o Hélder Spínola ser irmão do Victor Freitas e de outros irmãos que penso ter não altera os factos enunciados.
O Helder Spínola não é presidente da Quercus porque é irmão do Victor Freitas, ou é?
O percurso social, académico e até político do Hélder Spínola diz muito da pessoa.

Sancho Gomes disse...

Rui,

não conheço o percurso académico do Helder, mas não ponho em causa a sua competência científica. O que me pareceu pouco transparente foi o facto do Rui não ter achado pertinente informar o seus leitores que o Helder é irmão do Vitor Freitas. As interpretações desse facto cabem aos leitores.
Não há, portanto, equívocos: estamos é situados em horizontes teóricos distintos. Porque acho que não podemos exigir transparência aos outros se não a promovemos na nossa casa!
Cumprimentos.

PS - Naturalmente continuearei a ser leitor do seu blog e não será este pequeno incidente a alterar completamente a ideia que vinha criando sobre si.