14.7.06

A Raiz do Mal

Só falta pagar para ir à casa de banho, como na Europa civilizada. Ou este governo deve andar louco, ou então, está faminto de dinheiro.

Pago os meus impostos mensalmente. Pago IVA, Pago taxas sobre taxas, por tudo e por nada. Pago Imposto Municipal, da recolha do lixo, da água, dos resíduos sólidos. A taxa do contador, do esgoto, da estrada. Além disso, ainda desconto para o Estado sempre que efectuo uma transacção comercial, e ainda vou pagar para praticar desporto nas infra-estruturas públicas?
É o cúmulo das ironias. Como se as piscinas, os campos de futebol, de ténis e outros recintos, não foram construídos com o dinheiro dos contribuintes.

O discurso e a prática são antagónicos. Num dia vem um Secretário Regional (até é uma Secretária) apelar para a população praticar desporto. No outro dia, aparece um outro secretário, com um discurso quase inverso. “Como é necessário disciplinar a utilização das infra-estruturas desportivas, vamos cobrar uma taxa, por utente”.

Tenho quase a certeza que, a longo prazo, quem fica a perder é a Região. Sobretudo por causa do preocupante índice de obesidade que já existe. De certeza que nos próximos anos a factura do Serviço Regional de Saúde vai disparar.

É a consequência óbvia e imediata de uma política que só desincentiva as boas práticas. Neste caso o desporto.

Sem comentários: