11.7.06

Roubo!

É verdade, afinal a entrada na Doca do Cavacas é mesmo paga. A Câmara Municipal do Funchal cumpriu a ameaça. E não percebo como é que os utilizadores daquele bocado de rocha podem aceitar este autêntico roubo. Porque é um roubo o que a CMF fez. Cobrar entrada pelo acesso aquele pequeno paraíso marítimo é um acto criminoso, que pode estar muito bem enquadrado legalmente, mas que não tem qualquer justificação moral. Ainda por cima, quando não foi feito qualquer investimento, porque tudo o que lá está de verdadeiramente significativo, já lá estava. Nada justifica mais este-vir-ao-bolso-do-contribuinte.
Entristece-me como utilizador de sempre daquela estrutura. Entristece-me, porque os funchalenses que não tenham possibilidades financeiras para pagar o acesso ao mar (veja-se o ridículo de ilhéus terem que desembolsar uns euros para poderem saborear a água salgada!) estão, cada vez mais, confinados à Praia Formosa (que, por minha parte, dispenso). Revolta-me porque esta medida da CMF não tem como meta a melhoria da qualidade, mas tão-só financiar a Câmara (em pré-falência?). Tenho pena, porque enquanto aquela treta for paga, não volto a lá pôr os pés. Por uma questão de princípio. Porque acho que o acesso ao mar não deve ser privilégio de quem pode pagar.

PS - Por enquanto, vão ter que bastar as lembranças dos verões inteiros que lá passei. As memórias dos mergulhos, dos amores e desamores, das amizades que por ali se construíram. Da cumplicidade entre os grupos de adolescentes que se iam substituíndo, cujo único ponto em comum era o de serem pequenos capitães daquele bocadito de rocha. Terá que ser suficiente as memórias dos primeiros beijos, do espanto que a descoberta do corpo provocou.
E revolta-me que a Câmara Municipal do Funchal tenha roubado isso às mais novas gerações dos Piornais, da Ajuda, do Amparo, do Areeiro, até do centro do Funchal (raparigas e rapazes que vinham desde a Quinta Deão para partilharem aquele espaço com os jovens locais). Sinceramente, a mim, que não tenho lá muito jeito para arruaça, só apetece atirar ao mar os pequenos postes que impedem o acesso ao mesmo. E aproveitando a embalagem...

3 comentários:

Woman Once a Bird disse...

Pois é... O Verão já não será o mesmo. Somos três, somos três (a contar com C. ;)

Tino disse...

Hoje passei pelo gavinas, entalado entre o lido e o centro de biologia maritima, que aínda é á borla. Estava cheio de pessoas a apanhar sol e a nadar. Não me admira que seja a proxima com entrada paga.

Sofia disse...

Aqui existe a expressão "o sol é para todos". Pelo visto, apenas o sol ... porque o mar já é para quem pode pagar !!
Abraços,