19.9.06

A verdade das Palavras

A VERDADE DAS IMAGENS não passa de um pseudo documentário.

Tem muitas fragilidades técnicas. Além disso, não consegue atingir os objectivos para os quais foi realizado, porque não é ficção, não é documentário. É uma produção “doméstica”.

Ainda por cima, sabe-se que, a encomenda, tem um objectivo. Mostrar que depois das obras; muralha, enrocamento ou o que lhe queiram chamar, existem condições para a prática do surf no Jardim do Mar.

Neste aspecto o filme falhou. Durante os cerca de 8 minutos de documentário, só foram filmados 8 planos que incluem: obra, surfistas e mar aberto com ondas. Para quem conhece de montagem, sabe que é fácil captar imagens num local de surf, algures no mundo, e inseri-las no trabalho que foi, supostamente, realizado na região. Não estou com isto a querer dizer que as imagens não são do Jardim do Mar. O contrário também não posso afirmar. O enquadramento dos planos não me dá essa garantia. O realizador optou por filmar planos demasiado fechados, o que se torna impossível identificar o local da acção. Uma outra possível “manipulação” é as imagens terem sido captadas antes da realização das obras. São dois, pormenores, tecnicamente executáveis, que deitam por terra o objectivo número um do “CONTRA-DOCUMENTÁRIO” como alguém já lhe chamou. Falta-me ver o outro. “A Jóia Perdida do Atlântico” para pronunciar-me sobre as polémicas imagens.

PS- "A Verdade das Imagens" é um documentário apresentado pela Secretaria do Equipamento Social e Transportes para contrariar a ideia "errada" de que as obras acabaram com o surf. Dizem que está na net. Procurei-o, mas não encontrei. Agradece-se o contributo de quem saiba para disponibilizá-lo aqui.

4 comentários:

Anónimo disse...

Hoje, na Bola, o único sufista madeirense que ostentou estatuto de alta competição sustenta a ideia da manipulação no documentário mandado fazer por Santos Costa. É que, segundo Orlando Vieira, os fatos utilizados pelos surfistas retratados nas imagens são "tão antigos que já ninguém usa"...

Anónimo disse...

O Governo Regional devia era rectificar a asneira. E não mentir. A ser provadas as palavras do surfista, estamos perante uma manipulação muito grave.

Anónimo disse...

Perfeitamente normal. A mentira, desinformação e manipulação de informação é o dia-a-dia normal do Jardinismo.

Com o apoio peofissional dos Directores e Jornalistas que se venderam.

Anónimo disse...

Vais a youtube.com e teclas "jardim do mar". Lá encontras alguns videos. Entre eles um que se chama verdade das imagens mas tem pouco mais de 2 minutos e não 8.