O grupo SIRAM continua a sua cruzada nas Ilhas do Atlântico.
Depois de ter vendido à Madeira e aos portosantenses o inestético Colombo`s Resort da autoria do conceituado arquitecto catalão - Ricardo Bofill - o empresário Sílvio Santos aparece por detrás de um outro duvidoso projecto.
Desta vez trata-se de um uma central fotovoltaica alimentada a partir de biomassa (transformação de produtos florestais e outros detritos animais), para produzir energia - cinco megawatts segundo os estudos já realizados.
Confesso que nada percebo sobre produção de electricidade, muito menos a partir de restos de animais e de produtos da floresta.
Caso ainda não tenha acontecido o milagre da multiplicação, o Porto Santo tem meia dúzia de árvores. As bruscas alterações climáticas aconselham a manter inalterado o património natural, leia-se árvores, sobretudo num pequeno território como é o caso da Ilha.
A minha questão é simples. Como e com que é que vão alimentar a central?
Será que não existem energias mais limpas???
No caso do novo hotel, que está quase pronto, é um mau projecto de arquitectura, porque agride o meio ambiente.
Temo que a anunciada central transforme-se num outro monstro para a ilha.
3 comentários:
Devem ser dois projectos diferentes pois uma central fotovoltaica é alimentada pelo sol...no Porto Santo não ficava mal.
Produção de energia a partir de Biomassa só faz sentido na Madeira mas é preciso ter em conta as suas dimensões e de que biomassa estamos a falar...limpeza da floresta e não derrube da floresta...
Julgo que a Central de producao de energia a partir de Biomassa e´ um projecto sustentavel e com uma visao global sobre a Madeira. Se formos a ver com atencao, tendo em consideracao a quantidade de m... que se fez por essa terra fora, e´ certo que isso vai ser um negocio de milhoes.
ou não fosse um SS
:)))))
Enviar um comentário