19.6.07

Chamem a polícia...

Desde as últimas eleições, temos assistido a um fenómeno preocupante na blogosfera madeirense.
Em blogs assumidamente anti-PSD (nalguns, pelo menos, porque continuam a existir boas excepções) temos visto as críticas às políticas serem substituídas pela propagação da ideia de que no governo e nas autarquias madeirenses apenas existem corruptos (que controlam o poder judicial e a comunicação social, está bom de ser ver).
Aliás, houve um blog que arriscou mesmo que a única forma de derrotar o PSD é pela via legalista (para quê debate político, é preciso é que eles vão presos).
Inicialmente, até achei piada porque - pareceu-me - reflectia o desespero que afectava alguma oposição. Neste momento já não me diverte tanto, porque indicia um tempo em que não se fará combate político, mas tão-só caça às bruxas. Não sei se por orientação da cúpula nacional partidária, se já por efeito da candidatura de João Carlos Gouveia à liderança do PS, a verdade é que deixámos de ler discursos políticos, que foram substituídos por discursos legalistas.
Mas a gravidade até nem tem a ver com o facto de tentarem vender a ideia de que o PSD só se perpetua no poder porque a repressão judicial e a comunicação social não funcionam na Madeira. A isso, acho que o Povo madeirense já respondeu nas últimas eleições.
É grave, porque revela que alguma oposição já deixou de o ser, isto é, já não quer fazer oposição política. Demonstra que o debate está a ser substituído pela denúncia judiciária, que já não existem assuntos políticos, mas tão-só assuntos criminais. Não me admirava nada que, mais dia menos dia, a frase mais ouvida pelas inúmeras assembleias madeirenses seja: "Chamem a polícia..."
Isto parece brincadeira, mas é efectivamente preocupante. Porque a estratégia mudou e não augura nada de bom.

6 comentários:

Tino disse...

Ao contrário do que pretendes afirmar a lei e a politica não estão em campos opostos.
Quando se defende a igualdade de oportunidades e de direitos para todos não podemos ficar impávidos e serenos ao ver que alguns "escolhidos" violem a lei sistematicamente sem que ninguem lhes chame à atenção.
É aí que o papel da justiça e da comunicação social têm mostrado o quão cancerosas estão.

Se pensas de maneira diferente da minha, e eu sei que pensas, é porque estamos em campos politicos opostos.

Por mim tudo farei para que a população se aperceba do que está em jogo.

Muitas pessoas apoiam este regime não para serem beneficiadas mas para não serem prejudicadas.

Anónimo disse...

http://pensamadeira.blogspot.com

Sr. Sancho Gomes

Consequentemente também deve-o preocupar o controlo anti-doping no desporto, as leis anti-monopólios, etc.
É curioso o facto de ter atribuido a este post as etiquetas "Chibos" e "Delatores". Não se esqueça de qualificar o sr. AJJ de chibo e delator quando ele recorrer aos tribunais ou ameaçar recorrer à comunidade internacional (ONU, NATO/OTAN, Amnistia Internacional ?!).

Sancho Gomes disse...

Tino, faz um exercício de repetição e lê o que escrevi. Não pretendo afirmar que a política e a justiça estejam em lados opostos. Apenas disse que situam-se em campos diferentes e que devem ter discursos diferentes. Mais, limitei-me a constatar que alguma oposição madeirense já não tem discurso político, tão só policial.
Gostava de ver o que dirias caso o PSD começasse a utilizar apenas o discurso legalista como contraposição às medidas do governo nacional que elegeste. E olha que matéria não falta.

Amsf:
você, sempre tão atento à blogosfera madeirense, ainda não reparou que não sou lacaio de quem quer que seja? E, como desbocado que sou, critico quem me apetecer?
E sabe porquê? Porque escrevo com a liberdade que me é dada pelo facto de não ter aspirações políticas, nem nunca ter sido candidato ou eleito para nada. Não é nada de mais, dir-me-á com razão. Mas, caro companheiro, é bem mais do que podem dizer grande parte dos bloggers madeirenses (pelo menos aqueles mais políticos).

Anónimo disse...

Sinceramente tenho que concordar que os seus escritos demonstram não ser um incondicional de ninguêm no entanto quando escrevo algum comentário tenho em mente terceiras pessoas que tenham lido o seu post e que sem espírito crítico o subscrevam inteiramente. Gosto de mostrar a quem nos leia outra formas de abordar um mesmo assunto.
Quanto a não ter sido eleito para nada!? Sinto-me pressionado a autocensurar-me pois ia agora mesmo publicar no meu blog - http://pensamadeira.blogspot.com - um comentário que vem mesmo a propósito. Sei que não vai acreditar, que não vai acreditar na coincidência...espero que não crie uma polémica por causa disto.

Sancho Gomes disse...

Com essa é que você me tramou. Fui dirigente da Casa da Madeira de Coimbra. O início de uma carreira política....Tsss!

Mas é verdade, errei. Fui candidato várias vezes a capitão de equipa de futebol da vizinhança; fui candidato a representante de turma (eleito apenas uma vez, para alívio dos meus colegas); candidato a melhor mergulhador dos Piscinas do Gomes; não sendo dirigente, colaboro frequentemente com a Sociedade Operária de Instrução e Recreio Joaquim António d'Aguiar. São já alguns cargos importantes...

Anónimo disse...

Temos que começar por algum lado! Nem todos podem ser paraquedistas!