3.12.07

Paulo Bento e o Sporting

Tenho para mim que Paulo Bento continua s ser o melhor treinador para a Sporting. O momento da equipa não é bom, é certo, mas quem advoga a saida do técnico esquece-se de tudo aquilo que de bom ele fez. Há dois anos, pegou numa equipa que se arrastava e tranformou-a num conjunto forte e competitivo. O ano passado, ganhou a Taça e lutou com o Porto até à ultima jornada pela conquista do título. Conseguiu ainda algo que era inédito na história do Sporting: o apuramento, pelo segundo ano consecutivo, para a Liga dos Campeões.

Contribuíu para a formação de jovens talentos como Miguel Veloso, Nani, Moutinho, Abel, lançando ainda jogadores como Pereirinha ou Ronny.

É óbvio que nem tudo é perfeito no trabalho de Paulo Bento. Também creio que a teimosia excessiva por ele tantas vezes revelada conduz a alguns erros, que setiam evitáveis com maior dose de bom senso. Mas honestamente, não sou daqueles que agitam lenços brancos à primeira crise.

E não esqueço, por exemplo, que existem situações que fogem às competências do treinador e que lhe limitam o trabalho. Se não vejamos: O orçamento para o Futebol Profissional do FC Porto é mais do dobro que o do Sporting. O do Benfica é superior em mais de 50%. Meus caros, sem dinheiro, no futebol moderno é quase impossível competir de igual para igual. Há, de facto, muito pouco a fazer.

A equipa do Sporting é ainda mais jovem do que era o ano passado. Jogadores como Stojkovic (na minha opinião, um excelente guarda-redes), Izmailov, Purovic ou Vucevic são "miúdos" que por isso precisam de tempo para se adaptar. Não fácil pegar numa equipa jovem e reconstruí-la em dois ou três meses. Basta lembrar que entre o Sporting 06/07 e 07/08 existem diferenças óbvias.

A começar pela baliza, com a saida de Ricardo. Passando pela defesa, que perdeu Tello e, sobretudo, Caneira. No meio-campo Nani faz uma falta do caraças. No ataque Derlei, que entrara bem e parecia ser o companheiro ideal para Liédson, teve o azar que sabemos.

Não é fácil, convenhamos.

Creio que o campeonato está perdido e há que pensar na Taça e na UEFA, competições que ainda podemos ganhar. Sem grandes dramas existenciais.

Só para terminar, "Sir" Alex chegou ao Manchester e esteve sete anos sem ganhar nada... SETE, repito. Hoje é considerado, a par de Matt Bubsy, o melhor treinador de sempre da história dos Red Devils. Um bom exemplo...

Post-Sriptum: Já agora, e falando de política desportiva, é fácil, neste momento, criticar a direcção do Sporting. Mas basta parar para pensar e olhar para o lado. Se não vejamos: O Benfica gastou 9 (NOVE) MILHÕES DE EUROS num tipo grande, de nome Cardozo, que vai com certeza entrar para a história como um dos maiores "flops" do futebol português. O clube dos provincianos da capital gastou 14 milhões de euros em contratações e vejamos os resultados: Bergessio é igual a nulidade, Maxi Pereira joga com grande esforço, Adu ainda não justificou grande coisa (embora lhe dê o desconto da juventude), Bynia, Pelo Amor de Deus... Luís Filipe é exclente para o Marítimo e para o Braga, de resto... Aproveitam-se, na minha modesta opinião, Di Maria (um talento que, com maior amadurecimento, vai dar que falar) e Rodriguez (bom jogador).

Quanto ao Porto, o cenário é mais desastroso. Milhões de euros investidos em reforços e até agora, nenhum deles (leu bem, nenhum deles) se estabeleceu na equipa principal. Zero... Um número redondo como uma bola de futebol saída dos pés do Moutinho...

Se isto tivesse acontecido no Sporting, era o fim do mundo, parece-me...