19.6.07

O Filho Pródigo, ou a parábola do murmurador? (2)

Há uns tempos atrás, escrevi que não percebia a cobardia que reinava na blogosfera madeirense, pelo facto de muitos frequentadores aproveitarem este espaço de liberdade para, a coberto do anonimato e em jeito de catarse, lançarem todo um manancial de ofensas pessoais.
Na altura, o Nélio Sousa justificou este anonimato com o medo e a natureza ofensiva com esse autêntico desporto regional que é a maledicência.
Na ocasião, senti-me tentado para concordar com o Olho de Fogo (gosto de ser convencido, e o Nélio apresentou uma argumentação rigorosa e sustentada). Todavia, a questão do medo começa a deixar de fazer sentido, se atentarmos à caixa de comentários da Esquerda Revolucionária, de Roberto Almada, dirigente do BE. Ali vemos um sem-número de ofensas pessoais baixas, pessoas que são cobardemente vilipendiadas, enfim...
Ora, se o medo é o catalisador do anonimato - e quando se fala de medo, entendo como medo do poder -, não percebo o porquê do anonimato. É que eu saiba, o Roberto não é empregador, não governa, nem sequer é deputado. Mais, as ofensas propagam-se a outros dirigentes do BE, chegando mesmo à filha do líder que, segundo estou em crer, nada tem a ver com a liderança do BE.
Apesar da argumentação do Olho de Fogo continuar a ser tentadora, a verdade é que começo a duvidar que o medo seja o principal catalisador. Cheira-me que poderão haver outros motivos, bem menos nobres (ter medo não é sinal de cobardia. Pode, portanto, ser um acto nobre).

2 comentários:

Anónimo disse...

Não tenho mesmo nada a ver com lideranças de nada (nem quero, cruz credo) e nem sou dirigente do BE. No entanto, sou "julgada" não pelas minhas capacidades, virtudes e defeitos, mas sim por ser filha de quem sou (e note-se que orgulho-me muito dos pais que tenho), só e simplesmente por isso. Nesta terra de "povo superior", isto é o "pão nosso de cada dia". O problema ultrapassa a cobardia e o medo. O problema pode ser, para além de vários sentimentos negativos que nem quero enumerar aqui, a falta de argumentos para ter uma discussão séria e frontal - porque quem tem argumentos válidos, não tem razão para se esconder e não querer discutir. E quais são os argumentos? O sobrenome Martins?... Ser militante dum partido?... Deixem-me rir... É mesmo dizer mal por dizer mal, um comportamento observável em cada esquina desta Ilha(infelizmente).

nelio sousa disse...

Viva.

Sobre o tema, mais algumas palavras aqui.

Saudações.