10.6.07

Tenho um amigo que já viajou por meio mundo. Já passou pela Índia, China, Japão…… e por vários países da América latina. A Europa é a sua casa.
O caso vem a propósito do 10 de Junho, dia da “valente nação”.
O curioso é que ele não fala inglês.
Um destes dias perguntei-lhe o que é que ele achava do nosso país, em relação aos outros por onde já passou? A resposta foi bem portuguesa. “Dizemos mal disto, mas não é dos piores. Temos coisas muito boas.”

Num outro dia ouvi uma senhora dizer com muita piada que gostou muito da Alemanha. Dizia ela que aquilo estava tudo impecável. Muito limpo, as casas eram um encanto, que existia segurança e que ninguém roubava nada. Serviu-se do exemplo dos jornais que deixam pela manhã à porta de casa…. No entanto, irritava-a o pragmatismo germânico. Na Alemanha ninguém fala alto, faz um chi-chi na rua como aqui, dizia a simpática senhora. Acontece que começava a ficar farta daquilo. Sentia falta de uma boa zaragata. Ainda por cima, ela já tinha vivido em Espanha. Já estava irritada com tanta seriedade. Dizia que caso pudesse furava o “protocolo alemão”.

Como vêem nem tudo é mau por cá.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda bem que os nossos governantes são corruptos! Nem um guardanapo é comprado pelo Estado Português sem que o 'dízimo' seja pago ao correspondente ministro/secretário de estado/director geral/director de serviços/chefe de divisão. Se isto fosse como na Alemanha seria aborrecido! Ah, grande Angelino, emigra para o Burkina Faso, que lá é mais animado, há roubalheira a todo o momento.