11.1.07

Ainda sobre o NM

Sobre o encerramento do NOTÍCIAS, deixo aqui um texto do Jorge F. Sousa.

Em primeiro lugar, como já disse num programa de rádio em que se abordou este tema, quero deixar uma palavra de apoio e solidariedade aos camaradas jornalistas e outros profissionais daquela empresa que atravessam momentos difíceis.O fim do NM surge num momento complicado para a comunicação social madeirense em que será muito difícil absorver cerca de uma dezena de jornalistas. Se juntarmos a este caso do NM a previsível redução de quadros do Jornal da Madeira - negada por Jardim, mas como é habitual nestes casos o que ele diz não se escreve... - o panorama fica negro. Para todos, inclusive para o Diário que se arrisca a ficar cada vez mais sozinho, com as consequências óbvias que a falta de concorrência origina em qualquer sector de actividade.O NM fechou, provavelmente pela conjugação de três factores: política empresarial, política editorial e conjuntura do mercado.No primeiro caso, esta terá sido a terceira morte do jornal, provocada por empresários sem grande preparação para esta área de negócio em que o retorno dos investimentos obriga a muita paciência. No mínimo cinco anos. Era bom alguém explicar a certos empresários que uma empresa de comunicação social não se gere como uma construtora, ou uma fábrica de sanitas.Quanto à política editorial, o maior erro foi cometido pouco tempo depois do primeiro 'renascimento' do NM. Depois de na década de 90 ter sido um projecto para concorrer directamente com o Diário, destruído pro empresários sem preparação, regressou com o objectivo de ser um tablóide regional, com muitos 'casos do dia' e reportagens mais populares. Um nicho de mercado que, concordo com o Sancho, existe na Região e poderia ser a forma de sobrevivência do jornal. Estranhamente optou-se por mudar e seguir uma linha mais 'Jornal da Madeira', próxima do poder social-democrata. Se o NM já tinha o rótulo de 'jornal do Jaime Ramos', viu esse estigma agravado. A passagem a semanário não melhorou o panorama, uma vez que os leitores deste tipo de publicações são mais exigentes. Infelizmente o fim parecia traçado.Finalmente, o mercado regional de comunicação social escrita é ingrato, uma vez que o Diário domina quase completamente e sem necessitar dos subsídios que erradamente (o termo é muito simpático) o presidente do GR sucessivamente refere nos seus (maus)escritos.Se me é permitido apresentar receitas, acredito que, para sobreviver na Madeira, um novo jornal teria de estar totalmente afastado do poder político e dos 'seus' empresários.A ideia de um semanário autonomista (o que é isso?) de 16 páginas, defendida por Alberto João Jardim, é uma asneira de todo o tamanho que só prova que ele não percebe, nem nunca percebeu, de comunicação social.

JFS

2 comentários:

Anónimo disse...

Caros conterrâneos, antes de tudo muitos para béns pelo blog, pois de facto está espectacular, revelando um pluralismo de opiniões muito saudável!
Já que têm uma lista de links para blogs madeirenses, convido-os a visitar o meu. Chama-se My Asian Movies, e como o nome indica dedica-se à crítica de cinema asiático (não tanto cenas de Bruce Lee e coisas do género...). Não se trata de um cinema muito difundido no nosso país, e a prova é que existem apenas dois blogs (incluindo o meu) e um site em Portugal. Um abraço e continuem o excelente trabalho!

Anónimo disse...

http://shinobi-myasianmovies.blogspot.com/

Sorry,

abraço